Era 1979. No meio das montanhas do Colorado, em uma cidadezinha chamada Telleride, pessoas se reuniam debaixo das estrelas para celebrar a vida e assistir a filmes que tinham como temática o montanhismo e a natureza. Eram produtores, diretores, esportistas e artistas que saiam de vários lugares do mundo para mergulharem em tudo aquilo que de melhor tinha sido produzido nos últimos tempos. O Mountainfilm in Telleride começou a crescer a cada ano que passava atingia a um público maior e mais interessado nessa temática “ao ar livre”.

Rocky Spirit- Festival de Filmes Outdoor

Naturalmente, a coisa cresceu e o festival mudou de nome: agora ele se chama Rocky Spirit e expandiu todas as fronteiras dos Estados Unidos para chegar em muitas pessoas em todos os continentes. Mais do que isso: o foco agora não são apenas filmes relacionados ao montanhismo, mas todos aqueles que retratam esportes de aventura, denunciam abusos contra a natureza e revelam atletas e ativistas que fazem a diferença no mundo. No Brasil, desde 2011 o Festival rola em São Paulo e no Rio e reúne várias pessoas que estão querendo uma vida mais do lado de fora.

Rocky Spirit- Festival de Filmes Outdoor

Esse ano, nos dias 5 e 6 de setembro a Lagoa vai ser palco pra toda essa celebração da vida ao ar livre. Entre os filmes, está “Whiteout”, do carioca Rafael Duarte, que trata de uma busca do jornalista e fotógrafo por entender a paixão pelo alpinismo do ponto de vida de uma pessoa comum, que foi filmado no Mont-Blanc, na França. “Os desafios e experiências únicas e inesperadas revelam que o montanhismo não significa ir mais alto, mas ir além”, ele resume. Outro que será exibido será “River of Eden”, que mostra como um pequeno grupo de pessoas conseguiu preservar o majestoso Rio Navua, em Fiji. “Em busca de todas as manhãs do mundo” é outro que faz parte da programação: dirigido por um dos maiores documentaristas brasileiros especializado em natureza, o Lawrence Wahba, o filme mostra os bastidores de grandes produções cinematográficas que tratam da natureza. Pra ver a programação toda, vem aqui. E ah! Vários dos diretores estarão presentes para bater papo com o público sobre toda o processo de criação dos documentários!

Rocky Spirit- Festival de Filmes Outdoor

Tudo isso de graça. Lá no Parque dos Patins, com vista pros contornos lindos que o Rio proporciona e debaixo das estrelas.

Dias 5 e 6 de setembro, no Parque dos Patins, na Lagoa.

Rocky Spirit- Festival de Filmes Outdoor

O seu endereço de e-mail não será publicado.