Já falamos anteriormente do nosso querido Maracanã, que será o palco, dentre outros jogos, da grande final da Copa do Mundo Fifa 2014. Colocando de lado toda a polêmica em relação ao dinheiro gasto nas construções e reformas desses estádios , queremos que vocês, Brasileiros de coração, conheçam esse legado concreto, que a maior festa do futebol deixará para o nosso País:

Arena Amazônia

Construída no lugar do antigo Estádio Vivaldão em Manaus, a Arena Amazônia é um estádio totalmente novo, com capacidade para 44,5 mil torcedores e irá abrigar quatro jogos na primeira fase da Copa do Mundo de 2014. Sua estrutura conta com um revestimento metálico inspirada em um cesto de palha indígena típico da região que protege as arquibancadas. Foi o primeiro estádio, das doze cidades que irão sediar a copa, a obter o certificado dentro das normas de Qualidade e Meio Ambiente. Projeto sustentável que garantirá um legado de preservação ambiental na região.

arena amazonia

Arena da Baixada

Localizado em Curitiba, o Estádio Joaquim Américo Guimarães, mais conhecido como Arena da Baixada, foi inaugurado em 1999 e é conhecido por ser um dos estádios mais modernos e bem estruturados do mundo. O estádio no momento está passando por uma sequência de adaptações entre as quais irá acrescentar uma arquibancada paralela ao campo e dessa maneira elevar a sua capacidade para 40 mil pessoas. A Arena da Baixada irá abrigar quatro jogos do Mundial de 2014.

arena da baixada

Arena de São Paulo

Graças ao Mundial de 2014, o antigo sonho da maior torcida paulista foi realizado. A Construção da Arena São Paulo foi realizada no bairro de Itaquera, um tradicional reduto dos corintianos. Com capacidade para 48 mil torcedores, serão acrescentados 20 mil assentos removíveis extras para cumprir com as exigências da FIFA. O popular “Itaquerão” foi escolhido para receber a partida de abertura da Copa do Mundo e ainda abrigará outros cinco jogos incluindo uma semifinal.

Arena-de-São-Paulo

Arena Fonte Nova

Oficialmente Estádio Octávio Mangabeira, a popular Arena Fonte Nova foi inaugurada no dia 5 de Abril de 2014. Localizada em Salvador, Bahia, a arena irá abrigar 55 mil torcedores durante a Copa, e muito mais do que jogos, comporta estacionamento, shopping, hotéis e uma casa de shows.A Arena, que teve as características originais de quando foi inaugurada em 1951,  ganhou cobertura de estrutura metálica, camarotes cobertos, restaurante panorâmico com vista para o estádio e um museu do futebol. Serão quatro jogos durante a primeira fase que terão como protagonistas os cabeças de chave de seus grupos, uma partida eliminatória das oitavas de final e uma das quartas de final.

arena fonte nova

Arena Pantanal

Situada na cidade de Cuiabá, no estado do Mato Grosso, A Arena Pantanal foi construída onde antes encontrávamos o Estádio José Fagelli. Ganhou o apelido de “Verdão” uma vez que sua estrutura é altamente sustentável desde a concepção de seu projeto.

A Arena terá capacidade para abrigar 42.968 torcedores num ambiente onde até a qualidade do ar é monitorada. O local, que foi construído especialmente para receber o mundial, será um espaço multiuso para receber outros eventos diversificados posteriormente. O Verdão irá sediar quatro jogos da Copa de 2014 com estreia entre Chile e Austrália.

arena pantanal

Arena Pernambuco

Com padrão internacional, a Itaipava Arena Pernambuco está localizada na capital Recife e terá capacidade para acolher 46 mil torcedores. O estádio foi construído para a Copa das Confederações de 2013 e é tido como uma “alavanca econômica” para a Grande Recife, uma região considerada carente. O local, que está sendo chamado de Cidade da Copa, tem perfil multiuso e irá receber outras competições esportivas. A primeira partida do Mundial da FIFA de 2014 na Arena será entre Costa do Marfim e Japão, e ainda irá receber mais quatro jogos.

Arena pernambuco

Estádio Beira-Rio

Inaugurado em 1969, o Estádio José Pinheiro Borda é o maior estádio da região sul do Brasil. O Beira-Rio foi construído com a colaboração (inclusive doação de materiais) da torcida do Internacional, os chamado Colorados. O projeto de modernização do estádio foi custeado pela própria torcida colorada e a capacidade total do local para a Copa será de 51.800 pessoas. O Estádio receberá cinco jogos, sendo quatro na primeira fase e um nas oitavas de final. O primeiro jogo acontece entre Austrália e Países Baixos.

beira rio

Estádio Castelão

Palco da seleção brasileira no segundo jogo da primeira fase, o Estádio Governador Plácido Castelo, conhecido como Castelão, foi construído em 1973 na cidade de Fortaleza no Ceará. O estádio foi inteiramente reformado para acolher 58.704 pessoas que tem grande facilidade de locomoção devido aos meios de transporte, que levam os torcedores tanto aos jogos quanto aos restaurantes, cinemas, hotel e centro olímpico que farão parte do complexo. O primeiro jogo no Estádio Castelão será no dia 14 de Junho, entre Uruguai e Costa Rica.

castelão

Estádio das Dunas

O original estádio João Claudio Vasconcelos Machado, construído em 1972, teve sua estrutura completamente demolida, incluindo o ginásio anexo Humberto Nesi, para dar lugar a um projeto inteiramente novo. Localizado na cidade de Natal no Rio Grande do Norte, O Estádio das Dunas teve sua estrutura inspirada na atração natural mais famosa da região: as dunas de areia de Natal. A Arena terá capacidade para 42 mil pessoas devido a arquibancadas flexíveis e irá abrigar quatro jogos da fase inicial, sendo o primeiro deles entre México e Camarões.

estadio dunas

Estádio Mineirão

Inaugurado em 1965, o Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, foi completamente reformado para receber os jogos da Copa do Mundo. Localizado na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais, o projeto do novo Mineirão recebeu diversas melhorias sempre guiadas pela sustentabilidade e possui capacidade para 62.170 pessoas. É o quinto maior estádio brasileiro e receberá seis jogos incluindo um confronto de semifinal. O primeiro jogo acontece no dia 14 de Junho entre Colômbia e Grécia.

mineirão

Estádio Nacional

O antigo Estádio Mané Garrincha foi praticamente demolido para dar lugar a uma nova arena. O Estádio Nacional segue os padrões de uma das cidades mais modernas do país em termos de arquitetura, a cidade de Brasília. É considerado um dos estádios mais imponentes e o segundo maior, com capacidade para 68.009 pessoas e construção ecologicamente correta, voltada para emissão zero de carbono. O Nacional receberá sete partidas, incluindo um confronto de quartas de final. O primeiro jogo será entre Suíça e Equador.

nacional 

Postado por Luiza Marroig .

Fotos: Reprodução.

 

  • Google divulga em seu “street view” as ruas coloridas do Brasil. | Carioca DNA - carioca dna, dna carioca, lifestyle carioca, eventos rj, zona sul rj, passeios rj, moda, blog moda, blog carioca, esportes rj, carioca dna, dna carioca, lifestyle

    10 06 2014

    […] do interior dos doze estádios que irão sediar a Copa do Mundo (o Carioca DNA já falou deles aqui) permitindo que o usuário possa ter todos os detalhes ao alcance das […]

O seu endereço de e-mail não será publicado.