Que a natação é um ótimo exercício para manter a forma todos já estão cansados de saber, mas como praticar sem trazer efeitos negativos? O Carioca DNA traz os benefícios e dicas para quem se identifica com esse esporte.

A natação é um exercício muito completo que movimenta todos os músculos do corpo, e que cobra muito dos nossos pulmões e coração, que precisam suprir o oxigênio sendo um ótimo exercício cardiovascular e que auxilia no condicionamento físico. Tanto no mar ou na piscina é um esporte que não causa impacto, diferente da corrida ou caminhada, fazendo com que diminua o risco de lesões nas articulações. Além de ajudar na flexibilidade e fortalecer as articulações diminui as dores causadas pela artrose, problema muito comum para a terceira idade. Uma hora de natação com o ritmo moderado leva ao gasto de até 600 calorias.

natação, mar/piscina

Foto: @reprodução.

Mar x Piscina

Para escolher onde praticar a natação devemos levar em conta alguns fatores. A água do mar por ser mais densa faz com que o corpo flutue, porém devido as correntes e por não ter demarcação de limites, é mais fácil para os iniciantes ficarem um pouco desorientados e se afastarem da praia. A vantagem é que no mar são trabalhados mais grupos musculares. Já na piscina, além da orientação ser facilitada com suas demarcações e ser possível ver o fundo, tem a temperatura mais agradável permitindo a prática da natação em dias mais frios e evitando as temidas câimbras.

Para quem quer começar a praticar aqui vão algumas dicas:

  • A prática no mar ou em piscina em local aberto é essencial o uso de protetor solar;
  • Sempre se aquecer antes de entrar na água afim de evitar câimbras ou lesões;
  • Usar tampões nos ouvidos para evitar problemas inflamatórios;
  • Usar óculos próprio para natação para evitar irritação nos olhos causada pelo cloro ou água salgada.

A prática desse exercício é indicada para todas as idades e não possui malefícios , o segredo é saber o limite do nosso corpo e nunca excedê-lo para que seja uma prática saudável e com efeitos positivos.

natacao, mar, praia

Foto @rodtei

Postado por Luiza Marroig.

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado.