maio 2014

Olha o mate!

Quando se fala em mate, logo se pensa nos gaúchos. Mas os cariocas também curtem um mate, e não é de hoje. Enquanto os gaúchos tomam mate quente – o chimarrão – os cariocas preferem tomar um mate bem geladinho, e de preferência na beira da praia.

mate

De onde surgiu essa mania carioca, não se sabe ao certo. Na década de 80, era comum tomar mate gelado somente na praia, diretamente dos tonéis dos vendedores que caminhavam pelas areias quentes – e alguns ainda resistem até hoje, com muito charme.

A combinação com o biscoito de polvilho fez o mate se tornar um hit carioca. Mate + biscoito de polvilho têm o sabor do verão e da praia carioca. Não dá para ficar no calor sem essa dupla.

mate e biscoito globo, combinacao perfeita

Com a popularização do mate entre os cariocas, a partir da década de 90, foram surgindo outras formas de beber mate, além de na praia. O mate começou a ser comercializado em garrafas e copinhos, em mercados e restaurantes.

Hoje, o sucesso é tão grande que quase a cada esquina encontramos uma loja especializada em mate.

Além de ser uma bebida saborosa e refrescante para ajudar no calor, o mate contém algumas vitaminas, como as do complexo B, a vitamina C e a vitamina D, além de sais minerais, cálcio, manganês e potássio. O mate também auxilia na digestão e produz efeitos antirreumático, diurético, estimulante e laxante. Só não é uma bebida indicada para pessoas que sofrem de insônia e nervosismo, pois é um estimulante natural. Exatamente por isso, o consumo da erva-mate está relacionado também ao poder de estimular a atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga e proporcionando sensação de saciedade, sem provocar efeitos colaterais, como insônia e irritabilidade.

Eu sou uma viciada assumida em mate, não passo um dia sem tomar pelo menos um copinho! E quem está ao meu lado acaba experimentando e muitas vezes gostando também…

mate. bom pra cachorro

E você? Já tomou o seu mate hoje?

Postado por Claudia D’Élia                                          https://www.facebook.com/claudiadeliafotografia

  • Mate @ Claudia D'Elia Fotografia

    09 05 2014

    […] gosta de mate? Eu amo! Então dê uma olhadinha no artigo e nas fotos que eu fiz para o site Carioca […]

O seu endereço de e-mail não será publicado.