Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos, o Projeto Ilhas do Rio irá promover o seu quarto mutirão de limpeza no Monumento Natural das llhas Cagarras, no Rio de Janeiro. A ação vai acontecer no dia 14 março (sábado) e abrange a limpeza de lixo em áreas terrestre e subaquática da Unidade de Conservação, além de atividades de sensibilização sobre a questão da poluição marinha para o público geral. Vale lembrar que no último mutirão foram recolhidos cerca de 50kg de lixo.

 projeto ilhas do rio, ilhas cagrgarras

A ação nas ilhas acontece no sábado e contará com a ajuda de especialistas da área ambiental como, bombeiros, escaladores, membros de organizações não-governamentais, funcionários de órgãos ambientais, mergulhadores e estudantes de biologia e oceanografia. A limpeza será feita nas ilhas das Palmas e Comprida, onde os participantes serão distribuídos em diferentes pontos com maior incidência de resíduos. 

 projeto ilhas do rio, ilhas cagrgarras

Para a limpeza subaquática participarão mergulhadores qualificados para remover lixo submerso e petrechos de pesca abandonados sem afetar a biodiversidade marinha. Todo o material recolhido será transportado diretamente para a Colônia de Pescadores Z-13, no Posto 6 de Copacabana, onde será realizado o levantamento qualitativo e quantitativo do lixo. Os resíduos sólidos recicláveis serão doados para cooperativas de reciclagem.

projeto ilhas do rio, ilhas cagrgarras projeto ilhas do rio, ilhas cagrgarras

 

Fotos: Fernando Moraes.

 

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado.