Três dias de celebração com reverência a Buda, visita aos templos e muita água. Do dia 13 a 15 de abril, no calendário gregoriano, é comemorado o SongKran, nome milenar para o Ano Novo tailandês, também conhecido como a festa das águas. Na ocasião, algumas ruas principais do país são fechadas e servem de palco para divertidas guerras de água. Aqui no Brasil, chefs e casas homenageiam a data e apresentam pratos típicos da região. A riqueza dos ingredientes, o requinte da apresentação e o delicioso aroma desta que é uma das culinárias mais ricas de todo o Oriente vão te conquistar.

Na Tailândia, cada refeição pode ser comparada a um arco-íris de cheiros, cores e sabores marcantes, que levam curry, pimenta, castanhas, ervas finas, leite de coco, entre outros condimentos.

terra brasilis, restaurante, comida tailandesa

Preparado pelo chef Germano Silvestre, o Terra Brasilis traz criações como o frango recheado com shiitake ao molho curry tailandês guarnecido de farofa de maçã verde com castanhas de caju e arroz de passas. O prato só estará disponível no cardápio no mês de abril.
Foto: Maria Mattos

 

 

A mistura de frutas e legumes de forma delicada e criativa completam os pratos típicos da culinária tailandesa. No japonês contemporâneo Yumê, localizado no Jardim Botânico, os pratos que trazem a herança tailandesa seja no sabor como na apresentação é o niwatore- maki – trouxinha de frango com gengibre no vapor e a karee yasai harumaki – rolinho de legumes com curry e kani.

Yumê. restaurante, japonés, terra brasilis, restaurante, comida tailandesa

Niwatore- maki

 

A base dessa cultura é, sem dúvida, o arroz. Por séculos esse alimento vem moldando a gastronomia e o cotidiano do país. O Velero, restaurante de cozinha internacional traz o risoto de camarões com bisque ao curry tailandês. O prato produzido pelo chef Adriano Araújo é feito com camarões salteados com dill ao molho bisque com um toque thai. O chef Araújo ainda faz uma releitura do fast food Thai e apresenta os mini pãezinhos Thai – fatias de pão gratinadas com creme de alho, coberto com carne seca desfiada e pimenta biquinho para uma noite agradável com os amigos.

 restaurante, comida tailandesa, velero, risoto, camarao

Foto: Berg Silva

 

Localizado na Lagoa, o Guy, mistura bistrô, restaurante e delicatessen, homenageia o ano novo Thai com o camarão Tailandês. O prato é feito com camarões grelhados com abacaxi caramelizado e molho tailandês e é servido com arroz de Pinoli, que tem um sabor que lembra a noz moscada mais adocicada, menos picante e extremamente marcante.

 

Em Bangkok, as fontes de proteína também costumam ser bem variadas, como o pato sendo uma delas. O restaurante Quadrifoglio, no Village Mall, traz para a data o Anatra Confit – pato confit servido com ravióli de maçã ao molho de manteiga. Uma experiência única para quem gosta de conhecer novos sabores.

Na Região Serrana, o renomado chef Barão, que já trabalhou ao lado de Claude Troisgros e no Copacabana Palace, e hoje comanda as panelas do Barão Gastronomia Atelier e Barão Bistrô, em Itaipava, traz novidades Tailandesas em seu menu personalizado. A começar pelas entradas: o tradicional Sim Tam – salada de mamão verde, e o famoso arroz frito com abacaxi e camarão, chamado de Kao Pad sapparot. No rol das especialidades encontradas em Bangkok entra em cena o Pad Thai, a sugestão é feita com macarrão de arroz, brotos de feijão e frutos do mar. Já na ala doce, a sugestão fica por conta do Khao neeo mamuang, feito a base de arroz doce com coco e manga.

Chef Barão. Foto:  Maria Mattos

Chef Barão.
Foto: Maria Mattos

 

SPA Serra Morena, localizado em Itaipava, um lindo refúgio em meio a vasta Mata Atlântica, se inspirou no elemento água para criar o menu do Ano Novo Tailandês. O peixe será a estrela do menu. O prato principal, tilápia com especiarias, ervas, alho, pimenta e legumes no vapor, com o acompanhamento indispensável para qualquer prato tailandês: arroz.

 

Serviço:

Terra Brasilis – Praça General Tibúrcio s/n – Urca/ Telefone: 2275-4651/

Velero – Avenida do Pepê, 1.430 – Barra da Tijuca . Tel.: (21) 2494-4009.

Quadrifoglio – Av. das Américas, 3.900, Piso L3 – Loja 304 – Barra da Tijuca Tel.: (21) 3252-2652.

YUMÊ Rua Pacheco Leão nº 758 – Jardim Botânico Telefone: 3205-7321

Guy Rua Fonte da Saudade, 187 – LagoaTelefone: 3549 8307 / 3529-8640

Barão Gastronomia Atelier: Estrada União Indústria, 13581/ Itaipava -Petrópolis –RJ/ Tel.: (24) 2222-2669

SAP Serra Morena Loteamento Serra Morena, Itaipava / Telefones: (24)2223 9909 / (24)9 8814-3083

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado.