O relojoeiro suíço Romain Gauthier, vencedor do Grand Prix D’Horlogerie de Genebra, – considerado o Oscar da relojoaria mundial – , em 2013, convidou a artista plástica e designer carioca Kakau Höfke para ser sua parceira na criação do seu mais novo relógio: o Logical One Secret Kakau Höfke. A peça é única e será apresentada, em dezembro, em um grande evento, no Rio. O relógio é inspirado em um acrílico sobre tela, pintado por Kakau, com destaque para o Corcovado e o Cristo Redentor e o calçadão de Ipanema. A ligação do relojoeiro com a cidade, que visita todos os anos, é muito forte: Romain Gauthier é casado com uma carioca, com quem tem dois filhos.

O relógio foi produzido como parte das comemorações dos 10 anos da Romain Gauthier e dos 450 anos do Rio de Janeiro e concorre ao Grand Prix D’Horlogerie de Genebra na categoria Artistic Crafts com outros 6 relógios.

Romain_Gauthier_Logical_one_Secret_Kakau_Hofke

 

O Logical One Secret Kakau Höfke traz 352 jades e ágatas polidas à mão, cada uma com aproximadamente 0,5 milímetros. As jades, nas cores cinza e violeta, formam o padrão do calçadão de Ipanema. Já as ágatas azuis representam o Corcovado, com a estátua do Cristo Redentor. Uma outra característica que transforma este relógio em uma peça única é a tampa, delicadamente rebaixada para acomodar uma segunda camada de ágatas azuis, permitindo que as jades permaneçam visíveis logo abaixo. O efeito é notável não só pelos tons variados, como também pelos padrões contrastantes das duas camadas aplicadas. “As pedras são finamente ajustadas, através de cada borda polida à mão para que, juntas, fiquem imperceptíveis e, ao mesmo tempo, formem um relevo sutil. Além disso, as pedras funcionam como minúsculos espelhos, projetando uma luz cintilante”, conta Romain.

Romain_Gauthier_Logical_one_Secret_Kakau_Hofke_

 

O visor de cristal de safira permite uma visão perfeita do movimento apresentado pelos chanfrados duplos artesanais e do indicador de reserva de energia de 46 horas. “O Logical One Secret Kakau Höfke une o “savoir faire” suíço com a exuberância brasileira e é uma dupla homenagem: à cidade do Rio de Janeiro, que vive um momento único e à própria Romain Gauthier que chega aos dez anos de idade”, ressalta Kakau Höfke.

 

Os relógios das séries Logical One e Logical One Secret, incluindo o Logical One Secret Kakau Höfke, são os primeiros do mundo em que a corda pode ser dada com um simples aperto de botão. Os relógios são produzidos com base em sólidos princípios de engenharia e o acabamento de alta relojoaria inclui parafusos e leitos de rubis polidos à mão, platinas e pontes polidas e chanfradas à mão. O relógio tem, ainda, caixa em ouro branco, 43mm x 14,2mm, resistência à água de até 50 metros, vidro de safira com antirreflexo frontal, fundo em safira, coroa para ajuste da hora com cabochão de safira e pulseira para ajuste em couro de jacaré costurado à mão com fecho de fivela em ouro ou platina.

 

Back Display

Back Display

Além disso, uma cadeia de rubis sintéticos funciona para melhorar a resistência de cada ligação e reduz, ao mínimo, os atritos. Já o tambor de corda é revestido por safiras que funcionam para reduzir desgastes. Os modelos Logical One e Logical One Secret têm chanfrados de ângulo duplo com ângulos internos agudos que criam o efeito de borda e acabamento feito à mão.

 

 

 

  • Jadir

    20 01 2016

    Bom site. Obrigado.

O seu endereço de e-mail não será publicado.