Você conhece bem o Rio de Janeiro? Mas conhece mesmo? Sabe o nome de todas as praias dessa orla maravilhosa e os principais parques da cidade? Já foi em vários centros culturais do eixo Centro-Zona Sul? Sabe de cór e salteado os principais pontos turísticos pra indicar pra amigos de fora? Sim, sim, sim! Tem algumas coisas que todo carioca de coração sabe sem nem pestanejar. Agora, a cidade maravilhosa é grande e tem vários tesouros que não são tão conhecidos, mas são completamente interessantes e cheios de histórias. Você foi, por exemplo, pra Santa Cruz? E pra Penha? Sabe o que está por trás de todo o charme da Ilha de Paquetá?

Nave do Conhecimento

Foi pensando nesse “Lado B” do Rio de Janeiro que os professores William Martins e Rodrigo Rainha criaram o projeto Rolé Carioca que, nas palavras deles, “É uma viagem no tempo por ruas históricas do Rio pouco difundidas, embora frequentadas por cariocas; são ruas que traduzem a alma da cidade, fora do clichê praia e sol, tão vendido no exterior e também para brasileiros de outras cidades”. Basicamente, os dois, que são professores do curso de História da Universidade Estácio de Sá, organizam mensalmente passeios por lugares inusitados, recheando esses encontros de muita informação, muita história, curiosidades mil, fatos com personagens locais, além de aquela analisada sobre as características arquitetônicas que fazem dos lugares tão únicos e especiais. Claro, tudo isso com direito a dicas e referências musicais, gastronômicas e artísticas de cada lugar.

Antigo Matadouro de Santa Cruz

Os Rolés Cariocas rolan todo último domingo do mês, até o final do ano e são gratuitos (oba!). Até agora, eles já passaram pelo quadrilátero da fundação do Rio (em homenagem aos 450 anos da cidade), por Niterói, pelo Catete e, no último final de semana, por Santa Cruz. Os próximos lugares serão Catumbi/Estácio, Paquetá, Penha e Saara. A ideia é que, de maneira contemporânea e coloquial, o público se aproxime do ponto de vista acadêmico sobre a história da cidade, contada por quem entende do assunto: tanto Rodrigo como William são doutores em história e se especializaram na cidade maravilhosa.

Rolê Carioca na Zona Portuária

 

 

  • 29/11| Último ROLÉ CARIOCA do ano – Passeio festivo na SAARA | JETSS – SITES & BLOGS

    24 11 2015

    […] adora conhecer a história e cultura de cada cantinho da Cidade Maravilhosa, dia 29/11 ( Domingo) o Rolé Carioca vai explorar um local frenético, muito movimentado durante a semana do carioca. A terceira edição […]

O seu endereço de e-mail não será publicado.