Você pega uma barca que sai da Praça XV, no Centro. Por cerca de 40 minutos, vai curtindo visuais como o do Pão de Açúcar, do Museu de Arte Contemporânea de Niterói e passa até por baixo da Ponte Rio-Niterói. Chega em um lugar onde o convite é pra esquecer o mundo movimentado do Rio e de Niterói e entrar no clima de Paquetá, uma ilhazinha no meio da Baía de Guanabara cheia de charmes e encantos. Esqueça o trânsito, esqueça as vias movimentadas. Lá, pra se locomover, encare uma caminhada em volta da ilha ou vá de charrete ou de bicicleta, que podem ser alugados lá.

 

paqueta2

 

A Ilha de Paquetá tem 12 praias e é área de preservação do ambiente cultural desde a década de 90, quando passou a ser um ponto de referência quando se pensa em passeios com a família e amigos. Todas as ruas são de saibro e o canto de pássaros e cigarras dão o toque especial da trilha sonora da ilha, que está distante do trânsito, da insegurança e da poluição. Além disso tudo, a história da ilha é a principal atração, já que ela foi descoberta em 1565 e muitas chácaras e casas permaneceram preservadas, além de incríveis árvores centenárias que são encontradas no meio no caminho.

 

paqueta1

 

Há inúmeras coisas a se explorar e observar. A Casa Das Artes, criada em 1999, é uma delas. Lá, rolam eventos, exposições e saraus que podem ser curtidos com entrada franca. Foram eles que criaram a Orquestra Jovem de Paquetá, que já se apresentou até fora do país. Vale ficar de olho na programação do espaço. Outra parada super recomendada é a Pedra da Moreninha, que é um belo mirante, que ficou imortalizado pelo romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. Lá perto, no Morro de São Roque, há várias trilhas pela mata que dão vista ampla da Baía de Guanabara e da Ilha de Brocoió.

 

Ilha de Paquetá

 

Passeio pra um dia inteiro de muita diversão e descobertas de um Rio de Janeiro completamente diferente do que estamos acostumados. É quase que como voltar no tempo.

 

paqueta4

 

 

 

 

  • Paqueta

    06 01 2015

    Prezados !!
    vou a paquetá há 50 anos , desde que nasci é um lugar lindo, harmonioso e deslumbrante com muita paz, verde e calmo,mas…

    infelizmente hoje esta completamente abandonado pelas autoridades, pelos frequentadores habituais e sem menor infraestrutura de produtos e serviços, além de nível muito baixo dos atuais frequentadores.

    Fui eleitor por lá por 28 anos , tinha prazer em frequentar e desfrutador dos encantos da ilha. tudo isto acabou e agora estou há 4 anos afastado. é uma grande pena. fico triste.

    quem quiser ir até lá , vá preparado para passar sufoco em todos os sentidos.
    grande abraço
    Paqueta

O seu endereço de e-mail não será publicado.