Que os food trucks são a nova onda carioca todo mundo já sabe, mas na semana passada a prefeitura do Rio resolveu legalizar o estacionamento destes restaurantes móveis pelas ruas da cidade. Até pouco tempo atrás estes, que podem ser encarados como a releitura contemporânea das carrocinhas de cachorro-quente, só eram autorizados a abrir os seus porta-malas em eventos especiais ou festas particulares. A novidade agora é que teremos 84 pontos espalhados por 24 bairros onde o estacionamento e comércio de produtos nos food trucks será legalizado. E para aproveitar a principal característica destes estabelecimentos, a sua mobilidade, os 38 caminhões autorizados pelo governo irão fazer um revezamento e só poderão ficar um dia da semana em cada local. Ou seja, quem passar pelos lugares pré-estabelecidos poderá experimentar delícias variadas a cada dia.

De tapioca a sushi – passando por restaurantes renomados como o Gula Gula que ganhou rodas e agora passeia pelos bairros cariocas – vai ter de tudo nessa nova onda gastronômica da cidade. E para te ajudar na escolha do veículo que vai matar a sua fome, fizemos uma listinha com o que achamos de mais interessante e, é claro, onde você poderá encontrar cada um deles. Dá só uma checada e vê se não é de dar água na boca!

The Pub Truck: com atmosfera de pub inglês, o cardápio é recheado de delícias para brasileiro nenhum botar defeito. Hambúrgueres artesanais com ingredientes sofisticados como chutney de abacaxi, gengibre e alcaparras são algumas das especialidades da casa, ou melhor, do carro! Para acompanhar, nada mais perfeito que um chope – também artesanal – e bem gelado! Eles oferecem três variedades com nomes bem divertidos: Hija de Punta, Session Ipa Nema e Three Monkeys. O food truck ficará estacionado às terças-feiras na Urca, às quartas no Largo da Carioca, às quintas na Sacadura Cabral, às sextas na Gávea, sábados na Tijuca e aos domingos na Barra da Tijuca.

pub truck 1

Cogu Cogumelo: Recheados, grelhados, escondidinhos… Receitas saborosas e ousadas que têm como ingrediente principal os cogumelos fresquinhos e vindos diretamente dos produtores. O caminhão amarelinho é simpático e o cheiro que vem lá de dentro é convidativo. Para os vegetarianos de plantão não há opção melhor para suprir a proteína e agradar o paladar! Cogu Cogumelo poderá ser saboreado às segundas-feiras na Praça Tiradentes, às terças na Tijuca, às quartas na Barra, às quintas na Gávea, às sextas em Copacabana, aos sábados no Leme e aos domingos no Grajaú.

shitake

Gula Gula Sobre Rodas: ele já era bom parado, andando então, ninguém segura! O caminhão do Gula Gula foi todo pintado à mão, seguindo a identidade visual dos restaurantes, mas dando uma pegada mais urbana. O cardápio contará com algumas receitas antigas – queridinhas da clientela e que já não se encontram mais nos restaurantes -, releituras de pratos atuais e é claro algumas novidades. O food truck poderá ser encontrado às terças-feiras na Cinelândia, às quartas na Tijuca, às quintas na Barra, às sextas em Botafogo, sábados na Lagoa e domingos no Aterro.

gula gula

Piccolé Gelato: Nada melhor para aliviar o calorão carioca do que um picolé né?! Mas os Piccolés Gelato não são qualquer um, eles aliviam o calor e agradam como nenhum outro o paladar até dos mais exigentes. Isso sem falar nos Milkshakes, difícil eleger o melhor! Os sabores vão dos mais tradicionais aos super sofisticados como cheese cake de morango, tiramisu e dulce de leche. Ficou com água na boca? Então procure eles às segundas-feiras no Largo do Machado, às terças em Botafogo, às quartas na Álvaro Alvim, às quintas no Jardim Botânico, às sextas na Barra, aos sábados no Grajaú e aos domingos no Parque de Skate de Madureira.

Segue a lista dos locais autorizados pela prefeitura:
Barra 
Parque dos Atletas, Avenida Olegário Maciel, Avenida Armando Lombardi, Parque das Rosas, Praça do Ó
Botafogo 
Avenida Venceslau Braz, Praça Mauro Duarte, Rua Mena Barreto, Rua São Clemente
Catete
Rua do Catete
Centro 
Rua Álvaro Alvim, Rua Sacadura Cabral, Praça Tiradentes, Praça Quinze, Largo da Carioca
Copacabana 
Praça Cardeal Arcoverde
Estácio
Rua Júlio do Carmo
Flamengo 
Aterro, monumento a Estácio de Sá
Freguesia 
Rua Uruçanga, Rua Mamoré, Estrada dos Três Rios, Estrada do Bananal
Gávea 
Praça Santos Dumont, Planetário
Glória
Rua da Glória, Rua do Russel (Seaerj), Rua Jardel Jercolis, Praça Luiz de Camões
Grajaú 
Praça Verdun, Praça Edmundo Rego
Humaitá
Rua Humaitá 275, Rua Miguel Pereira
Ilha do Governador 
Rua Âncora
Irajá
Praça Nossa Senhora da Apresentação
Jardim Botânico
Rua Jardim Botânico em frente ao Parque Lage
Lagoa 
Rua Lineu de Paula Machado, Cantagalo
Laranjeiras 
Praça São Judas, Parque Eduardo Guinle
Largo do Machado 
Em frente ao número 20
Leblon 
Jardim de Alah, Largo Vieira de Melo, Rua Cupertino Durão
Leme 
Praça Júlio de Noronha
Madureira
Parque de Madureira
Recreio
Praça Mozart Firmeza, Praça Miguel Osório, Praça Restier Gonçalves
São Conrado 
Avenida Aquarela do Brasil em frente ao Village
Tijuca 
Praça Xavier de Brito, Praça Saens Peña, Praça Afonso Pena
Urca 
Praça General Tibúrcio, Rua Urbano Santos
Vila Isabel 
Praça Maracanã, Praça Barão de Drummond

  • Timóteo P.

    25 08 2015

    Vocês tem informações de local a recorrer para fazer a inscrição ou pode simplesmente chegar pra trabalhar no local?

O seu endereço de e-mail não será publicado.