set 2015

Sob o mesmo céu

Desde que o mundo é mundo e que nós, seres humanos, passamos a habitar este planeta, que o céu é fonte de inspiração e estudos. Era através das estrelas que os antigos marinheiros se guiavam, que os povos acentrais contavam o tempo, que os astrólogos faziam suas previsões e que os poetas tiravam (e ainda tiram) suas inspirações.  Apesar das muitas evoluções da ciência, ainda hoje este tapete de astros acima das nossas cabeças nos intriga e nos influencia. A lua, lá de cima, comanda não só mares e marés mas também todos os fluídos desta esfera chamada Terra. Observar o céu é uma prática comum entre todos os povos e independe de cultura, religião ou idade.

planetario 1

Foi pensando neste fascínio que o céu exerce sobre a gente que o planetário da Gávea criou o projeto Dormindo com as Estrelas. Trinta crianças entre 7 e 12 anos têm a oportunidade de passar a noite no museu e conhecer um pouco mais sobre este vasto assunto chamado universo. De forma lúdica e interativa, os participantes aprendem um pouco mais sobre astronomia e ciências através de gincanas, brincadeiras e observação dos astros pelos incríveis telescópios da casa. A programação começas às 18:00h e vai até às 10:00h do dia seguinte. Na hora de dormir, a organização prepara um esquema especial que eles chamam de acantonamento,uma espécie de acampamento em local coberto. Tudo isso para fazer com que os pequenos vivam uma experiência inesquecível. O jantar e o café-da-manhã fazem parte do pacote e o cardápio é pensado com muito carinho buscando agradar todas as crianças. Para as mamães e papais não ficarem preocupados, o Planetário forrou toda a sala de dormir com material antialérgico e há um plantão médico durante toda a noite para atender qualquer emergência. É a oportunidade perfeita para estimular o interesse e a criatividade do seu filho e de quebra você ainda ganha uma noite inteirinha para curtir sem hora para voltar para casa!
planetario 2
E se você, assim como nós, curtiu tanto esta ideia que ficou com vontade de voltar no tempo só para poder dormir com as estrelas, o planetário tem uma boa notícia: todas às quartas-feiras (com exceção daquelas em que há muitas nuvens ou chuva) acontece a Observação do Céu; um projeto voltado para que os adultos também possam conhecer um pouco mais sobre os astros e suas influências. São quatro telescópios, localizados em diferentes cúpulas de observação, capazes de encontrar aproximadamente 64 mil objetos do céu. Com o auxílio e explicação de astrônomos profissionais o programa se torna uma incrível aula interativa. A atividade é gratuita e os interessados devem retirar suas senhas até 30 minutos antes das sessões que começam às 18:30h. Para mais informações sobre os projetos do Planetário dá uma olhadinha lá no site e delicie-se com este fascinante e misterioso universo em que vivemos.

O seu endereço de e-mail não será publicado.