Jair Rodrigues de Oliveira nasceu no dia 6 de fevereiro de 1939 e foi criado em Nova Europa no interior paulista. Foi casado com Clodine Mello com quem teve os filhos Jair Oliveira e Luciana Mello. Em sua juventude teve muitas profissões, foi pedreiro, mecânico, engraxate, quando graças a um programa de calouros da Rádio Cultura se encontrou na música.

Foi em 1965, ao lado de Elis Regina, onde Jair Rodrigues fez uma parceria de sucesso em “O Fino da Bossa”, na TV Record, onde se tornou um dos grandes nomes do samba.

Em 1964 gravou seu disco de estreia “Vou de Samba com Você” e com isso um de seus maiores sucessos “Deixa Isso Prá Lá”, o qual é considerado uma das músicas percursoras do rap, que só viria a nascer anos depois.

O cantor participou e venceu o Festival da Canção de 1966, com a música “Desparada” e foi ela que fez sua carreira decolar levando seu talento em turnês pela Europa, Estados Unidos e Japão.

Conhecido por seus sambas, sua grande energia e alegria contagiante, Jair Rodrigues nos deixou nessa quinta-feira (8), aos 75 anos, em sua casa em Cotia, na Grande São Paulo. O jeito brincalhão de malandro e sua voz potente irá deixar saudades aos fãs, mas o seu legado para a música permanece.

Postado por Luiza Marroig.

Foto: Reprodução

O seu endereço de e-mail não será publicado.