O Espaço Cultural Escola Sesc abriu suas portas gratuitamente para visitação à Galeria de Arte Urbana. A “GAU” reúne 30 murais artísticos, estampados a céu aberto e realizados por profissionais e amadores, nacionais e internacionais que, desde 2012, vêm usando tintas e spray em imagens de contestação, poesia e reflexão, em cerca de quatro mil metros de muros do campus da Escola Sesc de Ensino Médio (Jacarepaguá / Rio de Janeiro).

 

Grafite  Leonardo Zielinsky.

Grafite
Leonardo Zielinsky.

Os murais reúnem obras de vários estilos que formam um interessante panorama da arte de rua. Artistas como Siss (paulista que ficou mundialmente conhecida por ter ilustrado com sua arte a capa de um álbum da Madonna) e João Vejam, de Santa Catarina, são alguns dos nomes que participam da iniciativa, juntamente com os representantes da cena grafite do Rio de Janeiro, entre os quais Fabio Ema, Acme, Marcelo Ment e Akuma. Do México, o grafiteiro Cix tem seu trabalho exposto no GAU – um estilo popularmente conhecido como “psicodelic pop” e com frequente alusão à cultura popular mexicana, com uso de muitas cores e fluorescentes.

Obra Siss Foto: Leonardo Zielinsky

Obra Siss
Foto: Leonardo Zielinsky

 

A Galeria de Arte Urbana do Espaço Cultural Escola Sesc  tem um caráter especial por estar incluída em um campus escolar – e essa especificidade guiou o olhar da curadoria – realizada pelo artista Airá Ocrespo (que também expõe na GAU) e Tahiba Melina (que coordena o projeto, da gerência de cultura do Espaço Cultural Escola Sesc). Para Sidnei Cruz, gerente de cultura da Escola Sesc, a iniciativa é um convite a “ver com os olhos livres” e, completa:  “A arte do grafite é a força da rua, da vida pública, em sua diversidade de estilos e conceitos, nos lembrando o quanto as diferenças são importantes, necessárias e reais”.

 

Marcelo ECO Foto: Leonardo Zielinsky

Marcelo ECO
Foto: Leonardo Zielinsky

SERVIÇO

Abertura da Galeria de Arte Urbana do Espaço Cultural Escola Sesc

Local: Espaço Cultura Escola Sesc – Av. Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá.

Informações:  3214-7404 e [email protected]

Lugares: 200 lugares | Classificação etária: 12 anos | Grátis

Visitação: a partir do agendamento de grupos interessados, com 15 a 45 componentes, pelo e-mail [email protected]

O seu endereço de e-mail não será publicado.