O Rio de Janeiro é tão exuberante e famoso por sua beleza natural, que a beleza criada pelo homem, às vezes, até passa despercebida. Mas não para o fotógrafo e artista plástico Aristides Correa Dutra. Ele apontou as lentes para monumentos, chafarizes, fachadas, e descobriu personagens de pedra ou metal que interagem com a paisagem, olham, ouvem, caminham, contemplam os espaços públicos da cidade, estabelecendo um diálogo com seu entorno. 
Aristides Correa Dutra, Conversação.
Em suas fotografias, as esculturas ganham alma e aparecem numa espécie de esplendor antes oculto aos olhos desatentos – são sereias aladas no Largo da Carioca, meninos que brincam em meio ao burburinho do Centro ou uma figura solitária e introspectiva que medita, no alto de um prédio, diante da vida que pulsa logo abaixo. São figuras que habitam entre nós e parecem nos observar de outra dimensão.
Aristides Correa Dutra, Conversação.
Às vezes são obras que estamos acostumados a ver e até pensamos conhecer, mas um ângulo pouco usual ou as dimensões alteradas nos restituem a estranheza de ver algo pela primeira vez. O olhar do artista propõe em um jogo que convoca o espectador a redescobrir e a reinventar sua própria imagem da cidade.
aristides_correa_dutra
Além de fotógrafo, Aristides Correa Dutra é designer gráfico e ilustrador, formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo e mestre em Comunicação Social pela ECO/UFRJ. É professor de Programação Visual e Ilustração Digital nas universidades Veiga de Almeida e Cândido Mendes, e também colunista e fotógrafo colaborador da revista Conceito A, onde escreve sobre a memória arquitetônica do Rio de Janeiro.
Aristides Correa Dutra, Conversação.
 
Conversação tem curadoria de André Sheik e produção de Deise Grigório.
 
Serviço
Exposição Conversação – Fotografias de Aristides Correa Dutra
De 5 de março a 8 de maio de 2016
Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
De terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita
(21) 2215-0621 facebook.com/parquedasruinas/

O seu endereço de e-mail não será publicado.