Tem pouco mais de dois anos que um espação vazio que ficava na Rua General Severiano foi reformado e ocupado por muita arte e eventos culturais de primeira. A Casa Daros abriu suas portas no dia 23 de março de 2013 e veio para ser um dos principais espaços no Brasil que traziam a arte latino-americana no centro de tudo. A ideia seria reunir arte, educação e comunicação em 12 mil metros quadrados emoldurados por palmeiras centenárias e com direito a 14 salas de exposição, uma mega biblioteca, ateliês de criação e lojinha, além da cafeteria e do restaurante Mira!

Foram várias exposições e eventos incríveis nesses anos só que, em maio, os diretores vieram a público anunciar que a Casa Daros iria fechar suas portas em dezembro, muito por conta do alto custo de manutenção do casarão em Botafogo. O destino do espaço ainda não é muito certo: eles pretendem ou encontrar algum parceiro que queira ocupar o espaço com exposições, cuidando dos gastos e criando sua própria programação, ou eles pretendem vender o casarão com a única condição de que ali se mantenha um espaço voltado para a cultura.

Cine Daros no Pátio

Bem, cultura sempre foi o ponto forte deles. Com um acervo próprio de 1200 obras de 120 artistas latino-americanos, a casa abrigou vinte exposições das mais diversas (atualmente está em cartaz a Made In Brazil), além de várias festas e eventos culturais de primeira que levaram cerca de  225 mil visitantes a circular por lá. Entre tantos eventos, eles costumam abrir o pátio da casa uma vez por mês para exibições de cinema ao ar livre no que eles chamam de Cine Daros no Pátio. Os temas de cada ciclo variam muito: já teve um voltado só para produções da América Latina, outra com destaques de filmes eleitos pelo público ao longo do ano, mais um de diretores influenciados pela Nouvelle Vague francesa….

Cine Daros no Pátio

E a partir de hoje, quarta, vai rolar mais uma edição desse evento gostoso: dessa vez o tema será filmes de animação feitos nas últimas duas décadas em quatro continentes diferentes. A curadoria ficou por conta de Karen Harley e, nas palavras delas, “Cada um desses filmes apresentam técnicas e identidades visuais diferentes. Em comum ele têm a fantasia, que talvez tenha sido desde o início a estratégia de fundo principal da animação para conquistar tanto o público infantil quanto o adulto”. De quarta até sábado, sempre às 19h, serão exibidos os clássicos “Meu amigo Totoro”, “As bicicletas de Belleville”, “Persépolis” e “O fantástico senhor Raposo”, respectivamente. Uma ótima oportunidade de curtir o que de mais gostoso a Casa Daros proporcionou nesses dois anos de funcionamento!

Cine Daros no Pátio

Cine Daros no Pátio

De 12/08 até 15/08, sempre às 19h.

Programação

Rua General Severiano, 159, Botafogo.

Gratuito.

  • Romario

    01 07 2016

    Bem interessante.

O seu endereço de e-mail não será publicado.