Tudo que reluz é ouro?! No CCBB parece que sim, até o dia 5 de janeiro do ano que está se aproximando. Há pouco mais de duas semanas, a exposição Ouro entrou em cartaz no museu e só tem rendido boas críticas. Com curadoria de Marcelo Dantas, artistas diversos apresentam cerca de 50 trabalhos inéditos ou que quase não foram vistos pelo público e, em comum, apontam para diferentes abordagens que cada um deles dá para o nobre material.

 

ouro, ccbb, exposição, rio de janeiro,

 

De acordo com Dantas, “Essa mostra é uma maneira de reunir a diversidade criativa do Brasil a partir de um elemento comum que permite um novo olhar para o que foi criado nesse século”. E esse metal precioso, que inegavelmente é um dos principais personagens da história do país que se mantém como objeto de desejo, é usado para explorar diferentes visões sobre realidades distintas. Daí, tem artes visuais, design, dança, música, arquitetura e paisagismo.

 

ouro, ccbb, exposição, rio de janeiro,

 

Entre os artistas presentes, Antonio Dias e suas pinturas recortadas; Cildo Meireles e sua justaposição de materiais; José Resende e Tunga com suas esculturas; Mira Schendel com suas aplicações de ouro sobre placas de madeira; desenhos de Nelson Feliz e Nuno Ramos; os móveis feitos com materiais banais acrescidos de ouro dos irmãos Fernando e Humberto Campana e mais.

 

ouro, ccbb, exposição, rio de janeiro,

 

 

De sobra, há exposição de jóias H.Stern inspiradas em nomes como Oscar Niemayer, Roberto Burle-Marx, Carlinhos Brown e na companhia de balé Grupo Corpo. De babar!

 

ouro, ccbb, exposição, rio de janeiro,

Serviço:
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
(21) 3808-2020
[email protected]
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

Entrada Franca

Fotos: Reprodução.

O seu endereço de e-mail não será publicado.