De 1º. de maio a 20 de julho. Exposição  Buddy Bears – A Arte da Tolerância ” na Orla do Leme e Copacabana.

bear-03

Como parte da Temporada da Alemanha no Brasil, o Rio de Janeiro recebe a exposição Buddy Bears – A Arte da Tolerância. Cariocas e turistas poderão conferir 141 exemplares dos famosos United Buddy Bears, os ursos coloridos de dois metros de altura que são um dos símbolos de Berlim, capital do país. A iniciativa do Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro, que tem o objetivo de promover a integração cultural entre os povos.

As esculturas de dois metros de altura representam os países reconhecidos pelas Nações Unidas e foram feitas por artistas de cada país com elementos típicos de cada um, o que faz o visitante apreciar as diferentes culturas . O resultado é uma explosão de cores, símbolos e desenhos. E como não podia deixar de ser, o Brasil ganhou um representante, o exemplar brasileiro foi criado pela artista mineira Sônia Corrêa. Batizado de ” Tô beleza! “, ele reúne imagens de símbolos do país, como as praias, a fauna e os povos indígenas, além da música e do futebol.

urso-brasil

O representante Brasileiro, “Tô Beleza! “, criado pela artista Mineira Sônia Corrêa.

A mostra  já passou por 26 países antes de chegar ao Rio. O público também poderá participar de workshops promovidos no local entre os dias 25 de maio a 8 de junho, em que será possível produzir esculturas de areia, linha e feltro. E ainda tem um Concurso Cultural para você que sonha conhecer Berlim, a cidade natal dos Buddy Bears. Para participar, mande  mande uma foto, desenho ou frase até o dia 25 de junho. Os vencedores ganharão uma passagem de ida e volta do Rio para Berlim pela Lufthansa, com direito a uma semana de hospedagem e passeio cultural.

Regulamento:

Categoria Fotografia (adultos): faça uma foto criativa da exposição United Buddy Bears no Leme e mande para o e-mail [email protected] O arquivo deve ter até 2MB e formato .jpg. Os concorrentes precisam ser maiores de 18 anos.

Categoria Frase (adultos): crie uma frase com até 20 palavras que responda à pergunta “Por que quero conhecer Berlim, a cidade natal dos Buddy Bears” e mande para o e-mail [email protected]

Os concorrentes precisam ser maiores de 18 anos.

Categoria Desenho (crianças e adolescentes)*: faça um desenho sobre o tema “Assim eu imagino a Alemanha” e mande o original (ou impressão, no caso de desenho digital) para o Consulado Geral da República Federal da Alemanha no Rio (Av. Presidente Antônio Carlos 58 – Centro, CEP 20020-010, Rio de Janeiro – RJ).Indique no envelope o nome do concurso.

Os concorrentes não podem ter mais do que 17 anos de idade. O concurso é aberto à residente no Rio. O vencedor de cada categoria ganhará a passagem e hospedagem de uma semana em Berlim. Os segundos colocados ganharão uma bolsa integral para estudar alemão no Instituto Goethe no Centro do Rio.

Em qualquer uma das categorias, o candidato deve enviar junto com a inscrição os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, CPF, endereço residencial, telefones e endereço de e-mail.

 

 

Catedral de Berlim, cartão Postal da cidade.

Catedral de Berlim, cartão Postal da cidade.

Fotos: Reprodução

O seu endereço de e-mail não será publicado.