Amantes dos telões, essa dica é para vocês: até o dia 19 de abril a cidade maravilhosa vai ser invadida pelo Festival É Tudo Verdade, que chega a sua 20a edição, trazendo mais de 109 filmes de 31 países diferentes e se consolidando como um evento cultural esperadíssimo anualmente. Nesse ano, serão 16 estreias mundiais durante os 10 dias de festival que rola no Rio (em São Paulo são 11, além de sessões em BH, Santos e Brasília). O melhor: tudo com entrada gratuita!

Festival É Tudo Verdade

Um dos grandes destaques do festival esse ano é o filme “Últimas conversas”, de Eduardo Coutinho. O documentarista foi assassinado pelo seu filho esquizofrênico no começo do ano passado enquanto produzia e gravava esse filme e, portanto, não conseguiu completar a obra, que foi editada mesmo assim e traz entrevistas com jovens cariocas falando sobre o futuro.

Festival É Tudo Verdade - Eduardo Coutinho e seu último filme

Uma novidade desse ano é que, no vigésimo aniversário do festival, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, selecionou o evento como classificatório para o Oscar. Isso significa que a partir dessa edição, os filmes vencedores das disputas de melhor documentário brasileiro de curta-metragem e melhor documentário internacional de curta adquirem automaticamente o direito de se inscreverem para disputa do Oscar.

Festival É Tudo Verdade

A programação é extensa e vale se programar para conseguir ingresso -eles são distribuídos uma hora antes das sessões, que estão distribuídas por mostras, nas seguintes categorias: competição internacional de longa ou média-metragem; competição brasileira de longa ou média-metragem; competição internacional de curtas; competição brasileira de curtas; programas especiais; o estado das coisas; foco latino-americano; retrospectiva é tudo verdade; retrospectiva brasileira de Vladmir Carvalho; e, por fim, atividades paralelas!

Clique aqui para ver a programação completa e não perca!

Locais:

Auditório BNDES -Av. República do Chile, 100, Centro

Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Primeiro de Março, 66, Centro

Espaço Itaú de Cinema – Praia de Botafogo, 316 Botagofo

Oi Futuro Ipanema – Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema

Instituto Moreira Salles, Rua Marquês de São Vicente, 478, Gávea

O seu endereço de e-mail não será publicado.