É fácil perceber um trabalho feito com seriedade, o resultado é gratificante de se ver. Ludwig/2 – Eu Desejo Permanecer um Enigma, espetáculo da Artesanal Cia de Teatro concebido durante residência artística de três meses na Alemanha, provoca esse tipo de sentimento de satisfação. Saímos do teatro curiosos para conhecer um pouco mais sobre o rei Ludwig II da Baviera, uma figura desconhecida para muitos brasileiros. Homossexual, excêntrico, amante das artes e da arquitetura e patrono do compositor Richard Wagner, Ludwig foi deposto sob alegação de insanidade e faleceu dias depois, em circunstâncias misteriosas. Interpretado com devoção pelo ator Manuel Madeira, tem seus conflitos interiores retratados com profundidade e, ao mesmo tempo, fluidez e clareza. Completam o elenco a atriz Suzana Castelo, no papel de sua prima e noiva, Sophie-Charlotte, e o ator alemão Andreas Mayer, como Richard Hornig, chefe da cavalaria e amante do rei. Recursos de multimídia, trilha sonora e figurinos com ares contemporâneos e o texto, ora em português ora em alemão (com legendas), arrematam a grata experiência de assistir a essa bela montagem.

Lwduig 2, artesanal cia de teatro

Ludwig/2 – Eu Desejo Permanecer um Enigma. Concepção do projeto, dramaturgia e texto: Gustavo Bicalho Direção: Gustavo Bicalho, Henrique Gonçalves e Daniel Belquer.

 

A companhia, que está completando 20 anos, foi convidada a ocupar o mezanino do Espaço Sesc, em Copacabana, durante todo o mês de setembro. Além de Ludwig/2, serão apresentadas duas de suas premiadas peças infantis:

A Lenda do Príncipe que Tinha Rosto (19 e 20/set às 16h00) que narra o despertar de um jovem príncipe mantido escondido em uma torre do castelo por ter nascido com um rosto em um reino onde ninguém o tem. Mais uma vez a Artesanal produz uma montagem que a ausência de texto é uma das características principais, e a ação se desenvolve através do trabalho corporal dos atores e de uma narração em off, misturando diversas linguagens cênicas – como máscaras, boneco e videografismo – embaladas por músicas do compositor russo Sergei Prokofiev, que pontua o espetáculo com intensidades de grande lirismo e dramaticidade. A história, simples em sua narrativa, é facilmente compreendida pelo público de qualquer idade.

Screen Shot 2015-09-15 at 11.55.13 AM

 O Gigante Egoísta, adaptação do conto de Oscar Wilde (26 e 27/set às 16h00) que depois de passar sete anos na casa de seu amigo Ogro, o Gigante descobre que crianças invadiram seu palacete para brincar em seu jardim. Ele expulsa as crianças de sua propriedade e constrói um muro que a separa do resto da cidade. Isolado e sozinho, o Gigante percebe que o inverno hospedou-se definitivamente em sua casa e que a primavera recusa-se a voltar ao seu jardim, agora eternamente coberto pelo gelo e pela neve. Porém a chegada de um menino que resolve brincar no jardim, apesar da sua proibição, traz de volta a primavera e faz com que o Gigante reconheça o quanto tinha sido egoísta.

Screen Shot 2015-09-15 at 11.56.20 AM

Imperdível!

Ludwig/2 – Eu Desejo Permanecer um Enigma

Quinta a sábado às 21h00 e domingo às 20h30, de 4 a 27 de setembro

SESC Copacabana

Endereço: Rua Domingos Ferreira, 160. Telefone: (21) 2547-015.

 Postado por Maria Clara Armenio

O seu endereço de e-mail não será publicado.