23 de abril é um dia para remexer o esqueleto, colocar os pés para sambar e se entregar a esse, que é um estilo tão característico da música brasileira. É Dia Nacional do Choro e, não à toa, aniversário de Pixinguinha. Por conta disso tudo, no dia 25 vai ser inaugurado no Centro do Rio a Casa do Choro, primeiro centro de referência ao gênero da Cidade Maravilhosa. Vão rolar palestras, encontros e apresentações de mais de 20 grupos do Brasil todo!

Festival Nacional de Chorinho

Para marcar a inauguração em grande estilo, a Casa apresenta o VI Festival Nacional do Choro. Serão mais de 160 chorões espalhados pelo Brasil e pelo mundo que estarão reunidos tanto na Praça Tiradentes como nas oito salas de aula, estúdio, centro de pesquisa e auditório recém-inaugurados. A entrada, oba, é gratuita. Ao todo, serão disponibilizadas mais de 15 mil partituras relacionadas ao repertório do choro, com coisas que vêm desde o século IX, mais de dois mil discos e 78 rotações e LPs. Um verdadeiro paraíso para os amantes da música brasileira.

chorinho-de-tarde_mpolhos

O Festival vai acontecer dos dias 25 até 30 de abril. Nos dois primeiros dias, sábado e domingo, a Praça Tiradentes vai ser invadida com apresentações de sambistas que não vão deixar ninguém parado. A partir das 14h até o anoitecer grandes nomes do choro brasileiro vão tocar, entre eles João Lyra, Luiz Otávio Braga, Os Matutos, Trio Madeira Brasil, Hamilton de Holanda e Yamandu Costa. Depois, de segunda até quinta estão programadas para acontecer mesas de discussão, palestras e conversas com nomes de peso sobre esse gênero tão importante e tão gostoso da música brasileira, como Luciana RabelloAltino Toledo e Pedro Aragão.

Pra todos aqueles que se derretem com a mistura deliciosa que violão, pandeiro, bandolim e cavaquinho produzem, esse é um programa imperdível! Para ver a programação completa, clica aqui!

Casa do Choro

Rua da Carioca, 38 – Centro
(21) 2242-3597

O seu endereço de e-mail não será publicado.