O Museu de Arte do Rio – MAR, sob gestão do Instituto Odeon, vai comemorar o Dia das Crianças com uma programação desenvolvida pela equipe educativa da Escola do Olhar especialmente para os pequenos visitantes. São oficinas de circo, dança, brinquedo e desenho, além de conversas de galeria lúdicas, que acontecem durante todo o fim de semana e também no feriado, quando o museu abrirá as portas excepcionalmente numa segunda-feira.

diadascriancas_MAR

Todas as atividades realizadas fora do Pavilhão de Exposições serão gratuitas. Nos dias 10 e 11, a visita ao espaço expositivo terá o preço normal – R$ 8 I R$ 4 (meia-entrada) – já em 12 de outubro a entrada das mostras também será grátis. Atualmente estão ambientadas no MAR Kurt Klagsbrunn, um fotógrafo humanista no Rio (1940-1960)Evandro Teixeira: A constituição do mundo, Ângulos da Notícia – 90 anos de fotojornalismo do GloboRossini Perez, entre o Morro da Saúde e a ÁfricaTarsila e Mulheres Modernas no Rio e Rio Setecentista, quando o Rio virou capital.

 

Das 10h às 17h I Pilotis: Estação desenho. Convida para uma relação coletiva com a arte através de jogos, brincadeiras, poesias e experiências com diferentes materiais, suportes e temas da arte e da cultura visual.

Às 10h I Pilotis: Cortejo musical Bando de Palhaço.

Às 11h30 I Escola do Olhar I 90 vagas I Distribuição de senhas uma hora antes: Oficina Bando de Palhaço.

Às 13h30 I Pilotis: Cortejo musical Bando de Palhaço.

Às 15h I Pilotis I 25 vagas I Distribuição de senhas uma hora antes: Espaço da Criança
Residência do projeto Afetos Sonoros (RJ) – A oficina idealizada por Flávia Costa e Negalê Jones mistura música e movimento, construindo com as crianças a experiência do entretenimento por meio da relação corpo/arte/ciência. De 5 a 12 anos.

Às 15h I Escola do Olhar I 90 vagas I Distribuição de senhas uma hora antes: Oficina Bando de Palhaço.

Às 16h30 I Pilotis: Cortejo musical Bando de Palhaço.

 

Das 10h às 18h I Pilotis: Eu Amo Baile Funk para crianças. Baile infantil com o DJ Grandmaster Raphael.

Das 10h às 18h I Pilotis: Barbeiros do Camarote do corte.

Das 10h às 13h I Escola do Olhar I 50 vagas (sendo 25 duplas formadas por crianças e seus pais ou responsáveis) I Distribuição de senhas uma hora antes: Workshop Animatrolls, Animatronics para pais e filhos, com Paloma Oliveira e Mateus Knelsen. Construção de bonecos animados do desenho ao circuito final.

Às 11h I Pilotis I: Oficina de Dança com os Imperadores da Dança. Para todas as idades, mas dedicada aos pequenos.

Às 13h I Pilotis I: Oficina de Dança com Pit (Os Ousados). Para todas as idades, mas dedicada aos pequenos.

Das 13h às 16h I Escola do Olhar I 25 vagas I Distribuição de senhas uma hora antes: Workshop A Internet das coisas, com Negalê Jones. Um objeto eletrônico de papel será ligado a um microcontrolador e se transformará em uma interface, permitindo o que chamamos de computação física.

Das 13h às 16h I Escola do Olhar I 25 vagas I Distribuição de senhas uma hora antes: Workshop Laboratório de robôs para crianças, em parceria com o SESI Cultura Digital. As crianças aprenderão a construir um robô explorando a sua criatividade, utilizando os princípios do faça você mesmo.

Às 14h I Pavilhão de Exposições: Conversa de Galeria – A escuta que esculpe. Percursos na exposição Tarsila e Mulheres Modernas, pensando os corpos e seus deslocamentos como possibilidades de criar esculturas no espaço.

Às 14h I Pavilhão de Exposições: Atividade Educativa – Gravar Memórias. A partir da exposição Rossini Perez, entre o Morro da Saúde e a África, os visitantes serão convidados a registrar suas memórias utilizando a técnica da gravura.

Às 15h I Pilotis: Oficina de dança com o grupo Os sensacionais do Passinho. Para todas as idades, mas dedicada aos pequenos.

 

Das 10h às 17h I Pilotis: Estação desenho. Convida para uma relação coletiva com a arte através de jogos, brincadeiras, poesias e experiências com diferentes materiais, suportes e temas da arte e da cultura visual.

Às 10h30 I Praça Mauá: Quer TC. Venha experimentar e explorar as interações cromáticas através de diferentes planos e linhas. Tenções com tecidos e elásticos servem como metáfora para a tensão visual encontrada nas obras e exposições.

Às 14h I Praça Mauá: Quer TC. Venha experimentar e explorar as interações cromáticas através de diferentes planos e linhas. Tenções com tecidos e elásticos servem como metáfora para a tensão visual encontrada nas obras e exposições.

Das 15h às 16h I Escola do Olhar I 25 vagas I Distribuição de senhas uma hora antes: Oficina Obsolescência Programada. Criação de brinquedos e esculturas usando sucata de componentes digitais.

 

O seu endereço de e-mail não será publicado.