Os becos e ladeiras do complexo Babilônia/Chapéu Mangueira ganharão seis dias totalmente dedicados à literatura entre os dias 3 e 8 de novembro. A comunidade do Leme será palco da quarta edição da FLUPP – Festa Literária das Periferias, que vai receber mais de 50 escritores nacionais e estrangeiros para discutir temas relacionados à violência urbana, ao meio ambiente, à ciência e, claro, à literatura e à leitura.  Criada pelos escritores Ecio Salles e Julio Ludemir em 2012, a FLUPP é um processo de formação de autores e leitores que em 2015 já realizou cerca de 50 encontros ao longo do ano. A FLUPP 2015, que está no calendário das comemorações pelos 450 anos do Rio, homenageia Nise da Silveira, primeira psiquiatra brasileira a rejeitar o confinamento dos pacientes e os eletrochoques.

Abertura geral da FLUPP 2015.

Abertura geral da FLUPP 2015. 

Alguns nomes de peso estarão presentes como o escritor escocês Alan Campbell, que já trabalhou como desenvolvedor de games, entre eles, os da mundialmente famosa série GTA, e, atualmente, traz a linguagem e o universo dos jogos para seus romances. Também estarão no palco montado na FAETEC, na fronteira das duas comunidades, o francês Caryl Férey, que acabou de lançar no Brasil o romance Zulu, que o projetou internacionalmente, e o alemão Uwe Timm, que traz na bagagem o recente A invenção da Currywurst. Entre os nomes nacionais, destaque para o navegador Amyr Klink, o deputado federal Jean Wyllys e o cientista Rogerio Rosenfeld.

O clima de confraternização entre moradores e autores será facilitado pela decisão de hospedar os autores na rede de pousadas e albergues do complexo Babilônia/Chapéu Mangueira. O Sarau Peripatético, um cortejo pelas ruas das duas comunidades, reunirá poetas da poderosa cena dos saraus da periferia carioca. O II Rio Poetry Slam, uma competição internacional de poesia falada, reunirá mais uma vez 16 poetas de quatro continentes: dois da América do Norte, três da América do Sul, três da África e oito da Europa. A esses poetas se juntarão 16 slammers de todo o Brasil, que ocuparão o Centro Cultural Jardim Suspenso nas três primeiras noites da FLUPP. Cazey, uma das personagens mais importantes do hip hop francês, se apresentará na aquecida noite de sábado do bar Estrelas da Babilônia, ponto de encontro de moradores da comunidade, gringos e da própria classe média. O famoso trono de ferro da coleção Game of Thrones, que atraiu multidões na última Bienal, será posto nas imediações da FAETEC. A também atriz Roberta Estrela D´Alva apresentará Antígona Recortada, premiado espetáculo da companhia de Teatro Hip Hop, em uma laje da favela.

Rio Poetry Slam 2014

Rio Poetry Slam 2014

Outros destaques: 

  • PARA ALÉM DO GRAFITE– Os artistas plásticos suíços Raphael Borer e Carl Rudolf Meins estão reinventando a arte de rua, criando verdadeiras exposições ao ar livre. Eles vão colorir muros da comunidade e deixar um legado para os moradores.
  • POEMAS PARA VIAGEM– Durante a FLUPP, quem chegar no famoso Bar do David para almoçar vai encontrar poesia no cardápio. Alguns poetas estarão no restaurante recebendo encomendas e, minutos depois, o cliente recebe um poema fresquinho para consumir a vontade. J
  • QUADRINHOS PARA BARBADOS – A partir da história das famílias que deram origem ao complexo Babilônia/Chapéu, quatro quadrinistas encontraram personagens cujas histórias os inspiraram. Os quadrinhos criados serão colados, em papel de lambe-lambe, em paredes das duas comunidades.

Programação completa no site: www.flupp.net.br

 FLUPP Parque 2014 - 12nov1 - Foto Eduardo Magalhães

SERVIÇO

 

FLUPP – Festa Literária das Periferias

03 a 08 de novembro

Entrada Gratuita

Local: Complexo Babilônia/Chapéu Mangueira, no Leme, Rio de Janeiro

 

Fotos:  Eduardo Magalhães

O seu endereço de e-mail não será publicado.