São Miguel do Gostoso/RN – Um Verão Por Dia convida Luana Barreto

12 de junho de 2017

São Miguel do Gostoso é uma pequena vila de pescadores a pouco mais de 100 km de Natal , capital do Rio Grande do Norte. Com cerca de 10 mil habitantes, praias paradisíacas e ruas de terra, é uma das poucas cidades do litoral nordestino que se recusa a perder toda essa calma e simplicidade que atraem centenas de turistas ao ano.

Veja as dicas que a Luana Barreto contou pra gente!

1-Para provar e gostar: Destaco duas opções distintas: Um peixe frito inteiro com tudo que tem direito na Barraca do Luis em frente ao mar, na Praia de Tourinhos, e o o restaurante Genesi, no centrinho, que oferece um prato de atum selado com purê de batata doce com wasabi dos deuses, além de entradinhas que valem muito a pena e uma carta de vinhos. Sem contar a exótica decoração, que é uma verdadeira atração à parte.

2-Para ter cuidado ao provar: Sempre bom pedir recomendações antes de optar por comer frituras em barracas de praia, mas em São Miguel do Gostoso não tive problemas em lugar nenhum. Frequentei de tudo e amei. Até a tapioca de carrocinha de rua era maravilhosa.

3-Uma surpresa boa: As praias eram mais desertas do que eu imaginava. Sem pessoas, sem pegadas, sem lixo, um paraíso a cada passeio. Fui em julho, baixa temporada para nordeste, mas o clima estava quase de verão. Sol todos os dias, sem ser aquele calor insuportável, sem nuvens e um ventinho gostoso à noite. Tem que ir pra ficar no mínimo quatro dias e aproveitar os passeios. Eu fiquei sete dias e queria mais.

4-Uma surpresa nem tão boa: Para algumas pessoas talvez o centrinho deixe a desejar. Pelo menos na época que fui, não tinha nenhum tipo de badalação noturna, como restaurantes com música ao vivo ou até mesmo feirinhas de artesanato. É tudo bem pacato por lá.

5-Vá preparado para: Relaxar e aproveitar a calmaria do local, acordar cedo e curtir as praias o dia inteiro até o pôr do sol, caminhar pelo litoral infinito e dias de muito sol. Talvez uma chuvinha no fim de tarde, que não passa de 20 minutos.

6- Praia de cinema: A Praia de Tourinhos é linda demais.Praticamente deserta, só se chega através de bugre, por conta das dunas. No caminho ainda se passa por outras praias completamente desertas e pela Praia do Marco, onde tem um marco do Descobrimento do Brasil, segundo o monumento nosso país foi descoberto no RN e não na Bahia. Em Tourinhos, a praia tem o mar calmo e ainda tem umas piscinas naturais maravilhosas, rodeadas de corais. É pra passar o dia inteiro, comer na barraca do Luis e ver o pôr do sol de cima das incríveis falésias coloridas. Tem um trilha bem curtinha e sem perigo. Na hora de ir embora, ainda fomos presenteados com um arco-íris.

7-Cuidado com: As falésias na Praia de Tourinhos podem ser perigosas para quem está lá em cima, existem buracos e precipícios nas beiradas. Os passeios de bugre podem ser perigosos quando o vento está muito forte, quando a areia bate no rosto e no corpo parecem um chicote.

Sao miguel do gostoso

Falesias na Praia de Tourinhos

8-Um arrependimento: De não ter ficado mais! Passei sete dias em Gostoso e fazendo passeios por perto, é o suficiente para conhecer. Mas eu ainda tinha mais dias de férias e fui de carro para Natal. No caminho paramos na Lagoa de Pitangui, uma cilada! Lugar lotado e sujo. Ainda no caminho para Natal, a Praia de Jenipabu, conhecida pelos dromedários, que morri de pena, também estava insuportável de lotada.

9-Um programa inesquecível: Um passeio para Galinhos! São quase duas horas de carro de Gostoso até lá. Ao chegar no porto, escolha o barco do Juninho Tubarão, o cara em si já é uma atração. Pega ostras na hora no manguezal para degustação, passa por montanhas de salinas, tem muitas histórias locais e o destino final é realmente de cinema. Um lugar paradisíaco, uma piscina gigante de água cristalina rodeada por dunas i termináveis de areia bem fofa. Não existem barracas e nem acesso por carro. Quando fui só tinha o nosso barco, que cabiam 6 pessoas.

Sao miguel dos gostosos

Passeio para Galinhos

10- Pra fechar com chave de ouro: Andar de stand up paddle na lagoa da Praia do Cordeiro. Dá pra alugar no quiosque do Kauli Seadi, campeão mundial de windsurfe, que possui uma pousada e barraca de praia no local. Essa praia venta muito e é ótima para atividades deste tipo.

Sao miguel do gostoso

SUP na Praia do Cordeiro

Idealizado pela jornalista Flávia Passos, o “Um Verão Por Dia” é um projeto do Instragam (instagram.com/umveraopordia) que retrata o melhor do verão mundo afora e já tem mais de 150 mil hashtags. Em sua versão publicada no Carioca DNA, publicaremos listas com o “Must 10″ de diferentes lugares do mundo pelo olhar de nossos convidados.

Quer participar? envie um email para [email protected] e[email protected] com o nome do destino escolhido e aguarde nossa confirmação.

Sigam @cariocadna no Instagram

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Web development Somar
|
Design Radiográfico