Lá da Praia do Pepino, ele sai correndo. Sem perder velocidade, sobre a Estrada das Canoas, desde sua parte urbana até quando as árvores dominam. Quebra à esquerda e pega a trilha que sobe para Praia Bonita. Vai correndo, correndo, correndo, pula um galho, salta uma pedra e continua correndo. Lá de cima, com o Rio abaixo de si, ele pára para respirar um pouco. E agradecer. Todos os dias Iazaldir Feitoza faz isso: sobe correndo pela trilha e desce ainda mais rápido. O carioca é referência no Trail Running, esporte novo que vem cada dia ganhando mais e mais adeptos.

 

trail6

 

Basicamente, a prática consiste em corridas de longa duração em terrenos off-road, como montanhas, vulcões e florestas. É o tipo de esporte que te coloca no extremo. E também em extremo contato com a natureza. As provas duram de 50 a 80km, debaixo de chuva, sol, subidas e descidas. Estrutura de 2 em 2km com copinhos d’água? Nada. Tudo que você precisar, vai na mochila, nas suas costas.

 

trail4

 

As competições geralmente acontecem pelo mundo: só esse ano ele já foi para o Uruguai, Peru, França, Suíça e Itália – e ganhou todas as provas! “Esse ano tem sido especial”, ele conta. E está se preparando pra ir para Argentina e para o Chile, competir em uma região vulcânica. Eleito como o atleta Trail Runner do ano, pela Revista Go Outside, Iaza vem treinando também para uma competição que acontece aqui no Brasil: serão dois dias de competição, total de 130km, em Tiradentes ( MG). Vai ser o XTerra, maior evento do país, e Iaza já é pentacampeão!

 

trail running

 

Além de tudo isso, ele tem uma base em São Conrado, onde dá aulas pra pessoas que buscam melhorar sua qualidade de vida por meio da corrida. “Os treinos são funcionais na areia e corrida no calçadão”, ele explica. E para quem quiser se aventurar: ” Eu também dou treino para as corridas em trilha”. Agora é só pegar fôlego e ir curtindo a paisagem!

 

exercício funcional na praia do pepino

 

 

Pra saber mais: Praia do Pepino
(021)986013363
Página do Facebook

 

 

  • Jorge Ultramaratonista

    29 09 2014

    Muito bom showwww…parabéns pelo assunto abordado aqui e parabéns pelo Blog.
    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    http://www.jmaratona.com

O seu endereço de e-mail não será publicado.