Para quem não sabia, tanto o Futevôlei quanto o Frescobol são esportes inventados no Rio de Janeiro. O criador do futevôlei foi o ex-jogador Octávio de Moraes, o “Tatá” do Botafogo e da seleção. Em 1965, na Rua Bolívar em Copacabana, para burlar a proibição da polícia de se jogar futebol e “linha de passe” na praia, Octávio resolve jogar em uma quadra de vôlei com rede e campo delimitado, o que era permitido.

Já o frescobol surgiu no Brasil entre 1945 e 1946, em Copacabana, após o término da II Guerra Mundial, idealizado pôr Lian Pontes de Carvalho, que morava no edifício de nº 1.496, na Avenida Atlântica, esquina de Rua Duvivier, já demolido. O escritor Millor Fernandes, ex-jogador de frescobol, fez um painel em Copacabana em homenagem ao esporte, que ele chama de ” o único com espírito esportivo, sem disputa formal, vencidos ou vencedores”.

 

 

 

Já o Beach Tennis ou Tênis de Praia, é um esporte que surgiu na província de Ravenna, na Itália, em 1997. Atualmente, este esporte que tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton, conta com mais de 500 mil praticantes espalhados pelo mundo e diversos torneios internacionais. No Brasil o esporte é novo. Chegou em 2008 nas praias do Rio de Janeiro e vem expandindo-se rapidamente para outras regiões do Brasil.

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado.