Aproveitar a Cidade Maravilhosa, ir mais à praia, tomar sol, ter mais bem-estar e qualidade de vida, emagrecer, ganhar resistência, buscar o equilíbrio. Se, na virada do ano, estes são itens que cabem na sua checklist, talvez seja a hora de experimentar a modalidade que toma conta das areias do Rio de Janeiro: o funcional.

O treinamento funcional utiliza movimentos corporais executados de forma associada e que envolvem diversos estímulos e ações musculares. Geralmente são realizados circuitos de exercícios, que são “desenhados” nas areias. Podem ser utilizados também equipamentos de apoio, como: elástico, cordas, superfícies de estabilização, entre outros recursos. Utilizado de forma aliada à prática esportiva, o funcional é tido como um treinamento complementar muito eficiente e que agrega benefícios em qualidade de vida.

 

Os exercícios funcionais atuam também de forma preventiva para evitar contusões em quem já pratica esportes, segundo estudo do “Bristish Journal of Sports Medicine”. Para isso, é muito importante o aluno contar com a segurança de um profissional competente e fazer uso apropriado do treinamento.

exercício funcional na praia

Treinamento no Team Hulk Fit, na Barra da Tijuca

 

Segundo os especialistas, a atividade pode ser praticada sem restrições, desde que haja uma orientação especializada e, claro, uma boa dose de motivação. Quem explica é o professor Marco Aurélio, conhecido como “Hulk”, que dá aulas no Team Hulk Fit, no centro esportivo da Yoga Surf School, próximo ao posto 3 da Barra da Tijuca.

“Os exercícios do treinamento funcional usam movimentos que estamos acostumados a fazer, com uma dinâmica que varia de acordo com o circuito adotado, os aparelhos, o nível de intensidade desejado”, descreve o profissional de Educação Física.

exercício funcional na praia

Mas funciona? “Com o acompanhamento adequado do professor, os exercícios funcionais trabalham diversas valências físicas. Entre elas, podem ser destacadas: resistência (aeróbia e anaeróbia), forças e o equilíbrio, entre outras”, garante.

Hulk aposta ainda na versatilidade do público e na energia contagiante das areias para que o funcional promova maior qualidade de vida aos alunos:

“Os exercícios executados ampliam desde o rendimento esportivo de atletas de alta performance até o nosso rendimento nas atividades comuns do dia a dia. A ideia é ampliar o bem-estar, e com certeza na praia o treino fica mais leve e tem tudo a ver com o DNA carioca!”

exercício funcional 3

http://yogasurfschool.com/funcional-barra-da-tijuca/

 

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado.