Vem chegando a páscoa e com ela a preocupação com o excesso de chocolate. O chocolate é considerado um dos maiores vilões da dieta, responsável por gerar ‘quilinhos’ a mais no visual de muita gente. É verdade, chocolate engorda mesmo, mas somente se comido com exagero, o que acaba acontecendo com grande parte das pessoas, devido ao seu sabor irresistível.

bom bom

Mas se apreciado com moderação, além de aproveitar o doce, você ainda poderá desfrutar de alguns benefícios que o chocolate oferece. O principal benefício do chocolate é fornecer energia ao organismo, visto que é um alimento rico em calorias.

Além disso, quanto mais cacau o chocolate possui, mais benefícios ele traz para a saúde. Portanto, dê preferência aos chocolates meio amargo e amargo.

  • Chocolate branco – O chocolate branco é derivado do cacau, mas não leva em sua composição os mesmos grãos que dão sabor ao chocolate ao leite. Ele é produzido com manteiga de cacau, a gordura obtida das sementes durante a fabricação do chocolate, e tem mais açúcar e gordura do que os outros tipos de chocolate. É o que mais engorda e o que traz menos benefícios à saúde.
  • Chocolate ao leite – é o mais comum e tem alguma quantidade de cacau, leite e açúcar. Não é prejudicial à saúde, se consumido com moderação.
  • Chocolate meio amargo – é o que tem 40% a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.
  • Chocolate amargo – é o que tem mais cacau, geralmente entre 60% a 85%, e menos açúcar e gordura. É o que é menos prejudicial à saúde.cacau

O principal benefício do chocolate (e principalmente o amargo ou o meio amargo) é melhorar a circulação sanguínea e prevenir o câncer, por ser rico em antioxidantes. O chocolate também ajuda a controlar o estresse e dá uma sensação de bem-estar, porque ajuda a liberar serotonina.

Mas lembre-se que, para usufruir desses benefícios e não engordar, você deve ingerir apenas cerca de 6 gramas de chocolate por dia, o que equivale, aproximadamente, a um quadradinho de uma barra de chocolate. Essa é a parte difícil!

Boa páscoa!

boa páscoa

 

Postado por Claudia D’Elia.

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado.