Ainda não inventaram uma pílula que elimine os quilos extras da noite pro dia, mas uma planta termogênica, aliada à alimentação saudável, pode ajudar (e muito!) a reduzir aquelas gordurinhas inconvenientes na cintura e no quadril. E o melhor: os benefícios começam pelo sabor. Trata-se do chá da flor de hibisco, que tem gostinho suave de framboesa (dispensa açúcar ou adoçante!) e o poder de eliminar até cinco quilos em apenas um mês. Maravilha, né? A bebida auxilia a digestão, regula o intestino e combate a retenção de líquidos. E não para por aí: ainda protege o coração e a pele, controlando os níveis de colesterol e pressão arterial.

chá de hibisco sem flor_17082_38641

De onde vem tanto poder? Seus nutrientes incluem cálcio, fósforo, magnésio e potássio, essenciais para a saúde dos ossos, contração muscular e produção de energia. Mas sua principal característica é a ação antioxidante. Os flavonóides, ácidos orgânicos e vitamina A presentes no hibisco combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento e evitando o desenvolvimento de doenças crônicas. O organismo deixa de acumular toxinas e, consequentemente, fica mais propenso ao emagrecimento.

cintura

Algumas dicas:

• A flor é diferente do conhecido hibisco de jardim. De origem africana e asiática, trata-se da Hibiscus Sabdariffa – não deixe de conferir o nome científico no rótulo!
• Normalmente, são as pétalas secas que produzem o chá, de coloração vermelho escuro. Mas também pode ser encontrada em cápsula ou na forma solúvel.
• Para aproveitar todas as propriedades, o ideal é o que o chá seja consumido “fresco”, quatro vezes ao dia, entre as refeições – se ficar para o dia seguinte, pode oxidar.
• Para emagrecer, combine com chá branco ou verde; para controle da pressão arterial, associe-o ao suco de uva; para redução do colesterol, consuma com sementes de chia ou linhaça.
• Não adianta tomar o chá e ter uma alimentação regada de produtos industrializados. Procure um bom nutricionista e pratique exercícios físicos regularmente.
• Contraindicado para gestantes, também deve ser evitado por quem está tentando engravidar; e apesar de ser um excelente remédio caseiro para os hipertensos, não é legal para quem sofre de hipotensão.

COMO PREPARAR

Aqueça 1 litro de água e, quando atingir a fervura, acrescente 2 colheres de sopa cheias do hibisco seco (ou 2 sachês); deixe ferver por 3 minutos; então, desligue o fogo e abafe por cinco a dez minutos;  coe e sirva quente ou frio.

Curtiu? Corra a uma loja de produtos naturais e experimente!

 

Fotos: Reprodução.

O seu endereço de e-mail não será publicado.