É quase mágica: pequenina, ela consegue te satisfazer, dá aquele crocante que a saladinha ou uma fruta pedem, cai como uma luva batida em sucos e traz benefícios para saúde completíssimos. A chia tem ganhado cada vez mais e mais admiradores. É gente que sentiu na pele as mudanças positivas que incluir a semente na dieta trazem – e não são poucas as opções que caem bem com ela. Lá do México, é um desses alimentos que transcendeu gerações: ela era ponto forte da dieta dos Maias e Astecas. Hoje, tem sido usada por todos os experts em superalimetação, e caiu na boca das pessoas quando ficaram sabendo que ela ajuda a emagrecer.

 

chia

 

Só que, além disso, ela ajuda na prevenção e controle do diabetes, previne doenças cardiovasculares, regula o colesterol, tem efeito desintoxicante, protege o cérebro e fortalece a imunidade. É fonte de ômega 3 (mais do que qualquer outra semente do linho), é rica em antioxidantes, fonte de cálcio, de proteínas (boa para os vegetarianos), de ferro e de fibras, fósforo, magnésio e zinco. Não é exagero quando dizem que ela é uma bomba de nutrição!

Muito de todos esse benefícios vem do fato de que, quando em contato com líquidos, ela forma um gel superpoderoso (você pode deixar a semente germinando por 30 minutos em um copo de água e consumi-lo puro) que pode servir, por exemplo, pra substituir o ovo das receitas. Receitas com essa semente mágica não faltam, e estão cada vez mais saborosas. Se der preguiça, pode jogá-la em cima da salada de frutas, misturar no iogurte ou usar pra dar o crocante da salada. Pode deixar a criatividade ir longe com a garantia de que, sim, você está fazendo bem ao seu corpo!

 

chia2

 

Fotos; Reprodução.

 

 

  • Mágico Marvin

    27 12 2014

    Essa é uma ótima dica mesmo, minha mãe usa chia em praticamente tudo, eu como e nem percebo.

  • Sementes: crocância e muita saúde para seus pratos! | Jetss

    22 06 2015

    […] A gente já dedicou um post inteiro pra ela por aqui. É que essa é conhecida por ser a semente mágica. Ela ajuda na prevenção e […]

O seu endereço de e-mail não será publicado.