Tunnel Lab e a tecnologia que pode mudar o mundo.

23 de outubro de 2014

Uns dizem que tecnologia afasta, outros que ela conecta com o mundo e além. O pessoal da Tunnel Lab está nesse segundo grupo: para eles, a tecnologia tem um poder tão forte que pode não só mudar vidas, mas mudar o mundo. Julia Moura é cofundadora da ONG, que foi criada em São Francisco, nos EUA e chegou ao Rio com tudo. Trata-se de uma organização que auxilia adolescentes de áreas pobres a utilizar a tecnologia para desenvolver soluções de negócios que resolvam os principais problemas de suas comunidades. “Oferecemos um programa de aceleração gratuito de startups de tecnologia para esses jovens, o Acelera Favela“, Julia explica. Em agosto, eles realizaram o programa piloto no Brasil, que teve duração de uma semana, “E foi um sucesso”, ela lembra.

tunnel3

Funciona assim: através de metodologias como o Design Thinking e a Confiança Criativa, jovens de 14 a 19 anos participam de uma aceleradora de startup durante 12 semanas, desenvolvendo web, apps, prototipagem com eletrônicos, modelagens de negócios, marketing e contabilidade. Depois dessa imersão, os jovens se dividem em grupos e passam por oficinas onde, juntos, identificam necessidades de suas comunidades, prototipam e testam seus negócios. No fim, rola o demo day, dia em que esses grupos apresentam seus projetos e jurados do ramo do empreendedorismo e tecnologia oferecem prêmios.

tunnel

“Quando eles terminam, usam esse conhecimento ou em empresas que precisam de mão de obra em tecnologia ou nos seus negócios próprios”, explica Julia. Mais: “Nossa intenção não é reduzir a pobreza, é gerar riqueza para as comunidades que precisam. Uma reação em cadeia de coisa boa para todo mundo. E o sonho é grande, como deve ser: eles estão desenvolvendo um programa de capacitação para que possam escalar o projeto por todo o Brasil e popularizar a cultura de empreendedorismo no país.

Mas é aquela coisa: eles precisam de ajuda para seguir ajudando. E, por isso, criaram uma campanha de crowdfunding no site da Benfeitoria para atingirem esse objetivo e realizarem o segundo piloto, agora com 20 dias de duração. É aquele esquema bonito: você contribui com quanto puder, ajuda diretamente esses jovens e ainda recebe brindes e agradecimentos. Mais do que isso: você prova que é daqueles que enxerga o lado cheio do copo e acredita que a tecnologia pode mudar vidas. E o mundo!

Para colaborar, vem aqui !

Sigam @cariocadna no Instagram

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Web development Somar
|
Design Radiográfico