Estande do BrBio, no AquaRio, apresenta corais brasileiros e espécies invasoras

20 de abril de 2018

O AquaRio tem no 3º andar uma área destinada à exibição de projetos socioambientais. O estande do Instituto Brasileiro de Biodiversidade – BrBio apresenta informações sobre os ambientes coralíneos através de seus dois projetos: o Projeto Ecorais e o Projeto Coral-Sol. O primeiro tem como objetivo avaliar a saúde dos habitats coralíneos, promover a sensibilização da sociedade e subsidiar informações relevantes para a gestão ambiental de Búzios, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Já o Projeto Coral-Sol tem como missão conservar a biodiversidade marinha brasileira através do controle do coral-sol, espécie invasora originária do Indo-Pacífico que ameaça a biodiversidade brasileira. O projeto minimiza os impactos ambientais e socioeconômicos do bioinvasor, promove a recuperação dos ecossistemas marinhos e a sustentabilidade ecológica, econômica e social das regiões afetadas.

“A proposta do nosso estande no AquaRio é mostrar quem são os corais, sua importância e as ameaças que vêm sofrendo. Além disso, mostramos um pouco do trabalho realizado por nossa equipe, a partir de projetos que incluem ações integradas de pesquisa, monitoramento, educação ambiental, além de subsídios a políticas públicas, fundamentais na busca de uma efetiva conservação marinha”, explica Simone Oigman-Pszczol, diretora executiva do BrBio.

Stand BrBio no AquaRio

No estande, os visitantes têm a oportunidade de assistir ao filme “Beleza Fatal”, uma produção conjunta da Globosat e TvZero, com roteiro de Jair de Souza, que revela a invasão do coral-sol e como o Projeto Coral-Sol, primeira iniciativa brasileira no controle de espécies exóticas, vem atuando para enfrentar esta bioinvasão.

A parceria com o AquaRio começou em 2016, quando a equipe do BrBio deu suporte na montagem do aquário com diversas colônias de coral-sol. Em 2017, o instituto promoveu a “Semana da Bioinvasão – O Coral-Sol invade o AquaRio”, que recebeu mais de 19 mil pessoas, dentre elas 3.200 alunos. Foram oferecidas visitas guiadas, com exposição, palestras e contação de histórias sobre a temática da bioinvasão do coral-sol e da conservação marinha.

“O objetivo desse tipo de evento é sensibilizar e trazer o conhecimento acerca do tema da bioinvasão marinha e conservação da biodiversidade para os visitantes e estudantes que acompanham o tour escolar oferecido pelo AquaRio diariamente”, conta Elianne Omena, coordenadora do Projeto Coral-Sol. Alunos e professores das escolas públicas municipais do Rio têm acesso gratuito ao AquaRio, o maior aquário marinho da América do Sul.

AquaRio_BrBio_IMG_1369

Sigam @cariocadna no Instagram

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Web development Somar
|
Design Radiográfico