De olho nas tendências, empresas de todas as áreas trabalham para atender à demanda de um novo perfil de consumidor, cada vez mais preocupado com as questões ambientais e a sustentabilidade. Até tomar uma cerveja com os amigos já pode ser ecologicamente correto, vocês sabiam? São inúmeras as iniciativas para produzir a bebida livre de aditivos químicos e agrotóxicos, respeitando o meio ambiente e a saúde de quem consome. Novidade no Brasil, apresentamos a vocês o frescor e a leveza das produções orgânicas.

cervejaorganica

A cerveja orgânica é produzida com lúpulo e cevada, cultivados sem componentes químicos ou fertilizantes. O processo de fabricação é natural. Segundo as diretrizes do Departamento de Agricultura Americano (USDA), a bebida pode ser classificada em três tipos: 100% orgânica; orgânica, quando 95% dos ingredientes são orgânicos, e os demais 5% não estão comprovadamente disponíveis em quantidade e qualidade suficientes no mercado; e, por último, feita com ingredientes orgânicos, quando pelo menos 70% da composição é orgânica.

 

Os fabricantes preocupam-se não apenas em utilizar ervas e cereais livres de agrotóxicos, mas também em tratar e reciclar a água utilizada na produção, usar energia limpa, e reduzir a distância de transporte da matéria-prima até o produto final. Uma das maiores dificuldades é o cultivo de lúpulo, porque é uma planta frágil e de difícil plantio – para a produção orgânica, o solo precisa estar livre de agentes químicos por pelo menos três anos.

Em suma, ao consumir cerveja orgânica, você apoia a agricultura biológica e contribui para um mundo sustentável. E não perde nada em sabor e textura – as bebidas são deliciosas! Na Europa e nos EUA, elas já estão bastante difundidas. Selecionamos algumas disponíveis no Brasil para quem quiser degustar:

  • Eisenbahn Pilsen Natural
1395892308-cerveja_eisenbahn_natural

É a primeira cerveja orgânica brasileira, certificada pelo Insituto Biodinâ­mi­co (IBD), que fiscaliza e certifica produtos orgânicos no país com padrão internacional. Dourada, leve e saborosa, do grupo Schincariol.

 

  • Fuller’s Organic Honey Dew
cerveja-fullers-honey-dew-500ml__43300_zoom

100% orgânica, leva mel de abelhas na receita – o que garante um toque levemente adocicado. É aprovada pela Soil Association, uma entidade britânica que promove e certifica alimentos orgânicos e naturais. A mais vendida do segmento no Reino Unido, a Honey Dew é dourada, encorpada, refrescante e de alta drinkability – experimente servi-la com pedras de gelo e fatias de limão no copo.

 

  • Shepherd Neame Whitstable Bay Organic Ale
2737_shepherdneamewhitstablebay_1317828014

Certificada pela Soil Association, é uma dark blonde e combina o aroma cítrico do lúpulo fresco à riqueza suave dos maltes orgânicos Pale e Crystal. Possui sabor de frutas maduras com toques de banana e manga, e um final refrescante.

  • Brunehaut Bio White
231561_460

Witbier orgânica, sem glúten, refrescante e com boa drinkability. 5,0% ABV

  • Eel River Organic Amber Ale
cerveja-eel-river-organic-amber-ale-355ml-venc-28-02-2015

Importada da Califórnia, é a primeira cerveja orgânica certificada do Eel River Brewing Company. A doçura do caramelo equilibrada com uma dose generosa de lúpulo orgânico.

 

Aprecie com moderação… e sustentabilidade!

O seu endereço de e-mail não será publicado.