O Rio de Janeiro ganha tons de rosa

03 de outubro de 2018

O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990 com a finalidade de alertar as mulheres sobre o câncer de mama e destacar a importância do diagnóstico precoce. A data é celebrada anualmente, com participação de toda a sociedade, a fim de compartilhar informações sobre a doença e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, sendo previstos 59.700 casos em 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). “É uma doença com altas chances de cura se detectada precocemente, por isso a importância das campanhas de prevenção”, explica Bruno França, oncologista e diretor médico do CON – Oncologia, Centro de Infusão e Hematologia.

A prevenção do câncer de mama é realizada em três passos, segundo França: “O primeiro passo é o autoexame, que deve ser feito mensalmente, sempre após a menstruação. O segundo é o exame clínico, feito em consulta ao mastologista ou ginecologista, que pode detectar tumores maiores de 1cm. E o terceiro passo é a mamografia, que deve ser feita uma vez ao ano em mulheres acima de 40 anos. Em alguns casos deve até ser feita antes, quando há histórico familiar ou alterações que precisem de acompanhamento. Importante ressaltar que o autoexame não substitui os outros dois exames”.

Como não podia deixar de ser, o Rio de Janeiro está engajado no Outubro Rosa. Confira as ações realizadas na cidade:

Palestras e oficinas no shopping Rio Sul

O shopping Rio Sul fará uma ação em parceria com o CON, com palestras, oficinas de maquiagem, aulas de zumba e ioga, no dia 6 de outubro. As vagas são limitadas, com inscrições gratuitas pelo site do Rio Sul. De 8 a 11 de outubro, uma equipe de enfermeiros do CON vai tirar dúvidas e aferir pressão em uma ação aberta ao público. Além disso, será realizada uma campanha de arrecadação de lenços no shopping, de 6 a 30 de outubro, que serão doados para instituições de apoio a pacientes com câncer.

Lenço Solidário na Josefina Rosacor

Ao longo desse mês, a Josefina Rosacor abraça a campanha do Outubro Rosa. A cada lenço – de qualquer tipo e tamanho – vendido nas lojas físicas da marca durante o mês, a Josefina doará um outro lenço para instituições que cuidam de pacientes com câncer. O objetivo é devolver um pouco da autoestima das pacientes enfeitando suas cabeças.

image

Sigam @cariocadna no Instagram

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Web development Somar
|
Design Radiográfico