Convidados para participar da edição de 2015 da Mostra Artefacto Rio, que explorará o universo da arte, os arquitetos Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge homenageiam o artista plástico de renome internacional, Ascânio Maria Martins Monteiro. A dupla, que já é presença garantida na mostra desde 2003, criou um loft de 80m² com soluções de aproveitamento de espaços, além de obras e referências à trajetória do profissional.
A admiração de Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge pelo artista já vem de muitos anos. “O nome do Ascânio foi o primeiro que nos veio à cabeça quando começamos a pensar no tema da mostra. Ele é um artista completo, cuja obra, muito nos emociona”, afirma Fábio.
Com estilo contemporâneo e predominância dos tons cinza, branco e marrom, além de muito uso de madeira, os arquitetos optaram por elementos que lembrassem as formas e o conceito do trabalho do homenageado, como o revestimento das paredes (Orlean) com um leve traço geométrico. O mobiliário da Artefacto também foi escolhido criteriosamente para harmonizar com todo o projeto.
A poltrona Nest fabricada em aço, por exemplo, faz referência à série “Flexos” do artista plástico com seu desenho escultural e diferentes volumes. “Nossa inspiração foi trabalhar os espaços e os diferentes contornos que eles criam à medida que se caminha pelos ambientes”, explica Rodrigo. Em alguns pontos do loft a dupla aplicou nas paredes projetos de diferentes artistas como Luiz Áquila, Hercules Barsotti e Roberto Barciella, além da escultura “Quasos” de Ascânio que ganhou destaque na parede de porcelanato.
A integração dos ambientes é outro ponto alto do projeto. Para separar a cozinha do restante do espaço, os arquitetos fizeram uso de uma parede “solta”, que não vai até o teto, revestida com porcelanato. Além disso, para fazer a divisão do quarto para a sala Fábio e Rodrigo usaram o recurso de uma estante vazada, desenhada por eles mesmos.
A mostra acontece na loja da Artefacto no CasaShopping até fevereiro de 2016.
Deca – Louças e metais
Duratex - Painéis em madeira
Hannelore Goldemberg – Arranjos
Lumini – Iluminação
Maurício Cacchione – Marcenaria
MGR – Mármores e granitos
Orlean – Papéis de parede – no living (Le Corbusier – Arte) e quarto (camurça Antelope – Arte)
Santa Mônica – Tapetes
Santa Sofia – Revestimentos cerâmicos
Triplex – Obra civil
Vitral – Vidros e espelhos
Tags: 2015, Ascânio Maria Martins Monteiro, Casashopping, Fábio Bouillet, Mostra Artefacto, Rio De Janeiro, Rodrigo Jorge