FÁBIO BOUILLET E RODRIGO JORGE HOMENAGEIAM ASCÂNIO MMM NA MOSTRA ARTEFACTO RIO DE JANEIRO

30 de março de 2015

Convidados para participar da edição de 2015 da Mostra Artefacto Rio, que explorará o universo da arte, os arquitetos Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge homenageiam o artista plástico de renome internacional, Ascânio Maria Martins Monteiro. A dupla, que já é presença garantida na mostra desde 2003, criou um loft de 80m² com soluções de aproveitamento de espaços, além de obras e referências à trajetória do profissional.

Mostra artefato 2015

A admiração de Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge pelo artista já vem de muitos anos. “O nome do Ascânio foi o primeiro que nos veio à cabeça quando começamos a pensar no tema da mostra. Ele é um artista completo, cuja obra, muito nos emociona”, afirma Fábio.

Com estilo contemporâneo e predominância dos tons cinza, branco e marrom, além de muito uso de madeira, os arquitetos optaram por elementos que lembrassem as formas e o conceito do trabalho do homenageado, como o revestimento das paredes (Orlean) com um leve traço geométrico. O mobiliário da Artefacto também foi escolhido criteriosamente para harmonizar com todo o projeto.

Mostra artefato 2015

A poltrona Nest fabricada em aço, por exemplo, faz referência à série “Flexos” do artista plástico com seu desenho escultural e diferentes volumes. “Nossa inspiração foi trabalhar os espaços e os diferentes contornos que eles criam à medida que se caminha pelos ambientes”, explica Rodrigo. Em alguns pontos do loft a dupla aplicou nas paredes projetos de diferentes artistas como Luiz Áquila, Hercules Barsotti e Roberto Barciella, além da escultura “Quasos” de Ascânio que ganhou destaque na parede de porcelanato.

Mostra artefato 2015

A integração dos ambientes é outro ponto alto do projeto. Para separar a cozinha do restante do espaço, os arquitetos fizeram uso de uma parede “solta”, que não vai até o teto, revestida com porcelanato. Além disso, para fazer a divisão do quarto para a sala Fábio e Rodrigo usaram o recurso de uma estante vazada, desenhada por eles mesmos.

Mostra artefato 2015

A mostra acontece na loja da Artefacto no CasaShopping até fevereiro de 2016.

Deca – Louças e metais

Duratex - Painéis em madeira

Hannelore Goldemberg – Arranjos

Lumini – Iluminação

Maurício Cacchione – Marcenaria

MGR – Mármores e granitos

Orlean – Papéis de parede – no living (Le Corbusier – Arte) e quarto (camurça Antelope – Arte)

Santa Mônica – Tapetes

Santa Sofia – Revestimentos cerâmicos

Triplex – Obra civil

Vitral – Vidros e espelhos

Sigam @cariocadna no Instagram

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Web development Somar
|
Design Radiográfico