Rio H2K 2018 FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA

25 de maio de 2018

O Rio H2K chega à sua oitava edição entre 25 de maio e 3 de junho, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com uma diversificada programação para todas as idades e gostos. No Rio H2K – Festival Internacional de Dança, o público não participa apenas assistindo aos espetáculos, mas também dançando em aulas com profissionais que já trabalharam com artistas como: Anitta, Britney Spears, Bruno Mars, Katy Perry, Madonna, Queen Latifah, Sade, Soulja Boy, Usher, MC Kevinho e Maiara & Maraisa. O evento tem direção de produção de Miguel Colker e direção artística de Bruno Bastos, que divide a curadoria dos espetáculos com o francês Guy Darmet, ex-diretor da Bienal de Dança de Lyon e da instituição Maison de la Danse.

Em sete edições, o Rio H2K já recebeu 53 espetáculos, 174 coreógrafos, 877 workshops e um público aproximado de 400 mil pessoas. Durante dez dias, a Cidade das Artes se transforma num grande palco para a dança e suas múltiplas vertentes. O festival ocupa os espaços tradicionais do centro cultural (Grande Sala, Sala de Dança, Sala 1 e Teatro de Câmara) e cria novos palcos para abrigar a extensa programação: Palco Principal, Palco Start e Palco Solar. A estimativa da organização é receber um público de 2 mil pessoas por dia este ano.

O Rio H2K traz três companhias brasileiras – Cia. Deborah Colker, Grupo de Rua e Cia Crütz – e 23 coreógrafos nacionais e internacionais de sete países (Alemanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Israel, República Checa e Rússia) para ministrarem workshops para todos os públicos. No programa, também estão as apresentações do Showcase, uma mostra não competitiva com 11 grupos amadores do Brasil e de outros países; e do Rio H2K Battles, uma vibrante batalha de estilos entre 24 dançarinos.

Desde o seu lançamento, em 2011, o Rio H2K promove as danças urbanas e suas diversas direções, que vão desde os estilos originais provenientes dos Estados Unidos, entre as décadas de 60 e 80 (breaking, hip hop, dance house, locking e popping) até as criações mais atuais (dancehall, krumping, stiletto e videodancing). Em 2014, foram incorporadas aulas de sapateado e batalhas de passinho na programação. No ano passado, o evento trouxe oficinas de afromix, coco de roda, jongo, samba e zouk.

“Este ano, o Rio H2K está se consolidando como um festival internacional de dança. Ampliamos ainda mais a programação com novos estilos como Gaga, jazz fusion e dança contemporânea”, explica Bruno Bastos. “Tinha vontade de mostrar aos artistas de danças urbanas que há outras linguagens que podem aprimorar a técnica e criar novas possibilidades. Essa troca é enriquecedora para todos os bailarinos”, completa.

Cia. Deborah Colker - Cão Sem Plumas_Crédito CAFI (7)Durante todos os dias, das 12h às 22h, o Rio H2K recebe a feira Carioquíssima, um espaço aberto ao público que reúne expoentes da moda, decoração, craft, design e gastronomia com o que há de mais novo na indústria criativa da cidade. O documentário “Um corpo de histórias para dançar”, de Jocelyn Edelstein, terá sua primeira exibição no Brasil no dia 2 de junho no festival. O filme acompanha, ao longo de 10 anos, o amadurecimento pessoal e profissional de um grupo de jovens dançarinos brasileiros, registrando o amor pela arte e a superação.

No último dia do festival, para fechar a programação com chave de ouro, a coreógrafa americana Ysabelle Capitulle vai selecionar um dançarino em seu workshop para participar do maior dance camp da Europa, o Fair Play Dance Camp, na Polônia. O escolhido vai ganhar uma bolsa, com passagem, hospedagem, transporte e aulas no festival europeu.

Cia Crütz - Geleia Geral_crédito Bernardo Marques (24)

Para quem quiser participar do evento tendo aulas com coreógrafos nacionais e internacionais, o Rio H2K promove workshops de diferentes estilos para todas as idades e públicos (iniciante, intermediário e profissional). Este ano, o festival traz 23 dançarinos, para ministrarem aulas de breaking, dance house, dancehall, hip hop, locking, pasinho popping, stiletto e vogue.

Pela primeira vez, o Rio H2k oferece workshops de Dança Contemporânea, com Deborah Colker; Contemporary Fusion, com Cat Cogliandro e Gabriel Braga. O festival também traz um intensivo de Gaga Classes, um estilo de dança novo criado pelo coreógrafo Ohad Naharin, da Batsheva Dance Company, que será ministrado por Bret Easterling. A outra novidade é o curso de música voltado para dançarinos ministrado pelo produtor, DJ e dançarino Thiago Peixoto.

SERVIÇO

Data: de 25 de maio a 3 de junho

Local: Cidade das Artes - Av. das Américas 5300, Barra da Tijuca. Tel.: 3325 0102.

Bilheteria: de terça a domingo, das 10h às 18h.

ESPETÁCULOS

Local: Grande Sala

“Cão Sem Plumas” – Cia. Deborah Colker

25/05 (sexta), às 21h | 26/05 (sábado), às 18h e 21h | 27/05 (domingo), às 18h

“Inoah” – Grupo de Rua

31/05 (quinta), às 21h

“Geléia Geral” – Cia. Crutz

01/06 (sexta), às 21h30

SHOWCASE

Local: Praça (Palco Principal)

01/06 (sexta), das 19h às 21h

DOCUMENTÁRIO

Local: Teatro de Câmara

“Um corpo de histórias para dançar”

02/06 (sábado), às 21h

RIO H2K BATTLES

Local: Grande Sala

03/06 (domingo), das 16h às 19h

FEIRA CARIOQÚISSIMA

Local: área externa

De 25/5 a 03/06, das 12h às 22h

FESTAS

Carrapetas

Dia 31/5 (quinta), das 23h às 6h

Rio H2K Dance Party

Dia 02/06 (sábado), das 23h às 5h

Ingressos:

www.rioh2k.com.br/ingressos

Sigam @cariocadna no Instagram

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Web development Somar
|
Design Radiográfico