Rede Jaguaribe na Villa Aymoré

02 de dezembro de 2018

A Rede Jaguaribe é uma experiência artística singular. Uma pequena loja, na linda Villa Aymoré, aos pés do Outeiro da Glória, cujos objetos são obras de arte com conceitos inovadores, como os “cortes estaduais”, pedaços de “carne” feitos de tinta, sob o formato de estados brasileiros. A ideia é de Gabriel Jaguaribe Giucci, artista conhecido pelas obras inspiradas na “Operação Lava Jato” e na “Farra Dos Guardanapos”.

O artista cursou pintura na UFRJ e na New School, em Nova York. Na última, enquanto estudava trabalhou em um supermercado americano, onde teve contato com o mundo dos produtos e do consumo desenfreado. Refletindo sobre como transformar essa experiência em arte, Gabriel passou a utilizar tinta látex em vermelho e bege em cima de placas de acrílico e a partir do resultado criou inúmeras variações de formas, cores, tamanhos e texturas de carnes.

Outra especialidade da Rede Jaguaribe são os “coxinhas”, batizados assim por serem “pedacinhos de carne certinhos, bem vestidos, uniformes e quadrados, mas também únicos. Uma ‘carne’ nunca é igual a outra”, como explica o artista. Outra proposta inovadora é de representar, através de um retrato a óleo, a pessoa que queira investir na empreitada.

Na loja, o consumo se faz de forma imediata e os produtos apresentam uma gama de preços acessíveis. “Essa experiência artística cria uma sensação de estar dentro de um açougue de alto nível, onde tudo está à venda, até o balcão!” conta Gabriela Davies, curadora da Villa Aymoré.

A crítica também é um elemento recorrente nas obras. “O Gabriel aproxima o público não ‘connoisseur’ da arte ao ambiente da loja. É uma obra que simula um produto de consumo diário e que é de fácil conhecimento do brasileiro. E por outro lado, é uma crítica ao mundo da arte, com seus preços exorbitantes e elitização da experiência de galeria”, completa Gabriela.

Villa-Aymoré_RedeJaguaribe_Pedaços-de-carne

Gabriel Jaguaribe Giucci (1987) nasceu em Princeton, nos Estados Unidos, mas cedo veio para o Brasil. Fez cursos de pintura na UFRJ e na New School, em Nova York. Trabalhou nos estúdios do Raul Mourão e Henrique Oliveira. Em 2015 foi indicado ao Prêmio PIPA.

Villa-Aymoré_Rede-Jaguaribe_Gabriel-Jaguaribe-Giucci_Divulgação_Cortes-de-carne

Rede Jaguaribe

Abertura: 8 de dezembro

Até julho de 2019

Quarta – Domingo, 13 – 18h

Loja 1 – Villa Aymoré – Ladeira da Glória, 26

Sigam @cariocadna no Instagram

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Web development Somar
|
Design Radiográfico