Você anda pelas ruas de Ipanema e vê de tudo. Tem roupa, tem sapato, tem lingerie, tem cabelereiro, tem lanchonete, tem loja de esportes, tem disso, tem daquilo e tem a Asta. Quase na esquina da Rua Aníbal de Mendonça com a Visconde, essa pequena loja chama a atenção pelo colorido e pela delicadeza dos produtos expostos na vitrine. Um abajour estampado, um pufe de retalhos, luzinhas pisca-pisca customizadas… Um convite natural para entrar e encher os olhos de estrelinhas.

Produtos feitos à mão pela Rede Asta

Daí você entra e se apaixona ainda mais. Os preços são justíssimos. E a história por trás dos produtos deixa as compras com muito valor (não monetário). Por trás da loja super exclusiva de produtos de decoração, um negócio social que nasceu para levar a consumidores de todo o Brasil produtos de design feitos por grupos produtivos de baixa renda. A ideia é atuar no empoderamento de mulheres artesãs e de seus pequenos negócios por meio de treinamento, formação de redes de produção e criação de canais de venda. O processo é único – e as peças, todas feitas à mão e de origem de materiais reaproveitados, também. A Asta acaba formando parcerias diversas e recebe, por exemplo, doações de retalhos da famosa La Estampa, o que, na mão delas, é ouro para criar peças lindas e super coloridas.

Produtos feitos à mão pela Rede Asta

O melhor de tudo é que eles são super transparentes na divulgação dos custos e você pode ter a certeza de que vai estar pagando por um produto exclusivo, por um valor abaixo do preço de mercado e que 43% dele é voltado às produtoras, 27% para custos diretos (como cartão, manutenção, frete..) e 30% para o pessoal da organização. No total, a Asta apoia diretamente 722 artesãs que produzem itens sustentáveis a partir de materiais reaproveitados e que se reúnem em 54 grupos produtivos. Para se ter uma noção, em 2013 foram 2,3 toneladas de “lixo” reaproveitado.

Produtos feitos à mão pela Rede Asta

Depois que a gente conheceu, virou super fã. Além dos produtos de decoração, há inúmeras opções de presentes criativos além de peças de uso cotidiano como colares e bolsas lindas. Bom, bonito, barato e do bem. Quer combinação melhor?

Rua Aníbal de Mendonça, 108 loja A – Ipanema
Rio de Janeiro – RJ
21 2540-8780

Rua General Glicério, 440 loja B – Laranjeiras
Rio de Janeiro – RJ
21 3217-9967

  • Dia dos Namorados: dicas pra marcar o amor | Jetss

    11 06 2015

    […] na loja Asta e se encantar com as várias opções de presentes artesanais que eles produzem. A gente já falou deles por aqui e adoramos muito a ideia: além de lindos, criativos e únicos, todas as peças são produzidas por […]

O seu endereço de e-mail não será publicado.