“Quando o Bar Luiz foi fundado, em 3 de Janeiro de 1887, Dom Pedro II era o Imperador do Brasil. A cidade do Rio de Janeiro era a capital do Império e tinha a pretensão de ser uma Corte moderna, à imagem e semelhança das principais capitais europeias. Paris era referência mundial de cultura e civilização, e os cariocas incorporavam os hábitos e costumes da capital francesa, entre eles a prática de se consumir bebida em mesas dispostas pela calçada. Na capital brasileira, avolumava-se o número de cafés e confeitarias que reproduziam o costume francês, servindo cerveja e vinho como carro-chefe. Como opção para o consumo de bebidas nas ruas da cidade, encontravam-se casas de ‘secos e molhados’, que serviam bebidas no balcão, além de botequins e bares, basicamente com a mesma clientela. Quando Jacob Wendling, filho de suíços, nascido em Petrópolis, abriu seu estabelecimento, originalmente na Rua da Assembleia nº 102, tencionava que o seu bar, que na época atendia pelo nome de “Zum Schlauch”, pudesse servir cerveja aos apaixonados pela bebida de todas as classes, embutindo um perfil democrático ao seu estabelecimento”.

Esse texto, retirado do site do Bar Luiz, retrata muito bem como surgiram os bares no Rio e o gosto pela cerveja nos cariocas. O Bar Luiz, que agora fica na Rua da Carioca, continua vivo e amado pelos moradores do Rio até hoje. Tem os títulos de “o bar mais carioca do Rio de Janeiro” e de “o melhor chope do Rio de Janeiro”.

O cardápio tem deliciosos pratos de influência alemã. A salada de batatas é muito famosa, elogiada e gostosa, podendo ser acompanhada de kassler, salsichão ou bife à milanesa. O bar possui também diversos aperitivos, como croquete e mix de linguiças, entre outros. O croquete, em especial, é uma delícia de outro mundo! Só indo lá para conferir!

 

Bar Luiz, Rio de Janeiro

 

 

Bar Luiz, Rio de Janeiro

Para sobremesa vá de apfelstrudel.

 

O ambiente preserva totalmente o bar de antigamente e o atendimento é de primeira, com garçons bem atenciosos. Vale a visita!

 

Bar Luiz, Rio de Janeiro

 

 

Postado por Claudia D’Elia.

 

 

  • Novos artigos! @ Claudia D'Elia Fotografia

    18 09 2014

    […] Confira o texto clicando aqui. […]

O seu endereço de e-mail não será publicado.