Euterpe oleracea. Ou, em bom e velho português, Açaí. Aquela frutinha roxa que nasce em palmeiras, nativa da região amazônica. Lá no Norte do país, é parte importante da dieta da população, onde seu consumo segue a forma mais tradicional de todas: em pratos salgados, junto de farinha de mandioca ou tapioca. Tem também quem faça um belo pirão com farinha para ser consumido junto de peixes e camarões. Aqui pelo Rio, açaí ganhou outra forma e, faça chuva ou faça sol, faz parte da rotina dos cariocas em todas as casas de suco que temos em toda santa esquina. A polpa da fruta, batida com guaraná e com outras frutas, como morango e banana, são um clássico da Cidade Maravilhosa. Só que é aquilo: tem quem exagere e faça o tão delicioso açaí se parecer mais com uma bebida ultra doce e melada. Mas, não tem como negar: tem muito açaí delicioso por aqui! E o CariocaDNA fez uma lista certeira com os melhores açaís do Rio para você se deliciar com esse superalimento refrescante e gostoso.

Os melhores açaís do Rio

– Tacacá do Norte:

10 em 10 amantes do açaí vão dizer que é o Tacacá do Norte que tem o melhor açaí do Rio. Isso porque a casa, que data de 1973 e é uma mistura de lanchonete e boteco, faz questão de preservar esse lado tradicional do uso da fruta. Por lá, o açaí não vem adoçado com o xarope de guaraná que estamos habituados: eles usam ou açúcar orgânico ou a fruta do guaraná. A tapioca granulada ou a granola em cima à vontade vem incluída no preço. Outras relíquias e iguarias do Norte podem ser encontradas com primor por lá.

Rua Barão do Flamengo, 35 – loja R, Flamengo

Os melhores açaís do Rio

– Arataca:

No meio de Copacabana, um restaurante tipicamente amazônico funciona há mais de meio século. Com tanta tradição envolvida, pratos regionais, como a maniçoba (feijoada paraense) e Piracuru (peixe do Rio Amazonas) são parte do cardápio e servidos como manda a tradição. Com o açaí não podia ser diferente: nada de xarope artificial de guaraná e flocos de tapioca para acompanhar! Outra relíquia da Cidade Maravilhosa.

Rua Domingos Ferreira, 41 – loja B, Copacabana, (21)2549-2076

Os melhores açaís do Rio

Natu Sucos:

Entramos agora nas opções não tão tradicionais, mas que representam legal o sabor dessa bebida gostosa. O Natu, que fica no Leme é uma casa de sucos única, pequenina e com muita qualidade. Por lá, o açaí é doce na medida certa e batido com uma boa quantidade de fruta. Morango e banana são as pedidas oficiais para se juntarem ao fruto amazônico, mas já provamos também açaí batido com maracujá e com framboesa. De-lí-cia!

R. Gustavo Sampaio, 323 – Leme, (21)2542-778

Os melhores açaís do Rio - Natu

Gávea Garden Bistrô:

O restaurante natureba que fica no Shopping da Gávea é uma daquelas opções boas pra comer saudável e com sabor. Por lá, os ingredientes são naturais, integrais e não rola aquela adição de produtos químicos, corantes e artificiais. O açaí segue essa mesma linha e vem docinho na medida certa, com direito a um tigelão com granola, mamão, morango e banana.

Shopping da Gávea, 1o piso. (21)2512-3366

– Bibi Sucos:

O Bibi é aquela opção fácil e gostosa. Praticamente todos os bairros tem uma filial dessa famosa casa de sucos carioca. Por lá, o açaí é tipicamente carioca e vale pedir pra não exagerarem no guaraná. Dá pra se deliciar tanto na tigela como no copo e é possível incluir fruta, castanhas, granola, mel, e algumas opções mais.

Tem no Leblon, em Copa, em Botafogo, na Barra, na Tijuca, em Icaraí e no Jardim Botânico. http://bibiemcasa.com.br/

Os melhores açaís do Rio

O seu endereço de e-mail não será publicado.