set 2014

O PASSAPORTE

Precisando renovar o passaporte, preenchi o formulário, paguei a taxa, fui agendar e… só havia horário no posto de Campos dos Goytacazes, ou seja, a quase 300 km do Rio!

Achei que o site estava com defeito, mas era fato: não havia opção de agendamento. Coloquei o papel ao lado do computador e, de vez em quando, tentava: Campos, Campos, Campos!!!

Até que, de repente, surgiram horários em Niterói, até para dois dias depois, se eu quisesse! Escolhi o posto que fica num shopping, fiquei  de almoçar com uma amiga moradora do bairro de São Francisco e fui para a Praça XV.

Lá estava uma das barcas tradicionais que fazem o trajeto e na qual eu iria atravessar a baía ─  como criança, corri para a janela,  para não perder a  vista privilegiada.

Pois cliquei traineiras, pescadores e suas redes, biguás em voos rasantes, navios gigantescos, tudo num luxuoso cenário  de conhecidas montanhas, com direito a uma brisa suave.

Logo cheguei à estátua de Arariboia e, em cinco minutos, estava no shopping. Foi tudo rápido, sem filas. A moça até esperou eu me pentear, numa deferência feminina –  ou será niteroiense?

Hoje fui buscar o documento –  um e-mail avisou que estava pronto.

Mais um passeio agradável, embora o céu estivesse nublado. Voltei a procurar a janela e flagrei diversas embarcações colorindo o azul, aviões roncando no céu, bem pertinho.

Não contei que minha amiga precisou desmarcar o almoço, vamos nos ver na semana que vem.  Uma boa desculpa para voltar a pegar a barca. Mas acho que vou até Charitas, estação desenhada por Niemeyer e aonde se chega de catamarã – que tem a janela muito maior!

Smoothie Lite-1405647859414

Por Marilena Moraes [email protected])

Marilena Moraes  – Há muitos anos faz parte do Grupo Estilingues, sete amigos que se reúnem para escrever. Hoje suas atividades estão na área de tradução, interpretação e revisão, tendo, como hobby, a fotografia e desenhos em meio digital.

Se você também gostaria de publicar uma crônica carioca ou flagrante da cidade, mande um email para:          [email protected]

O seu endereço de e-mail não será publicado.