Ilumina Rio, o projeto de levar música às praças.

03 de março de 2015

Olhos fechados, concentre-se em um ponto de luz. Postura de lótus, o conforto é interno. Abstraia os barulhos de fora, e entregue-se ao seu interior. Meditação é um estado de contemplação máximo, pode ser a resposta para muitas perguntas que a gente nem sabe que tem. Com Tamara foi assim. Durante uma meditação matinal, ela recebeu a resposta do que seu coração vinha procurando.

ilumina rio4

Tudo começou em Piracanga, um lugarzinho especial no Sul da Bahia, onde vive uma comunidade formada por pessoas de vários cantos do mundo que, em comum, resolveram fazer de seus sonhos realidade. Tamara foi pra lá para ficar um mês mas acabou vivendo três intensos meses na ecovila. Quando retornou ao Rio, lugar que ela sempre teve como “meu lugar”, não sabia ao certo qual seria o seu sonho/propósito, mas tinha muito claro algumas coisas. Um: Seres humanos são seres de luz e uma cidade grande como Rio de Janeiro, portanto, é um lugar de muuuuita luz. Dois: A maior mudança se dá através da transmutação e movimentação de energia o que, nas palavras dela, pode parecer meio misterioso ou sobrenatural, mas na verdade “estamos falando de transmutar energia do medo para o amor, da indiferença para a compaixão, da testa franzida para o sorriso de orelha a orelha”. Três: essas mudanças vem aos poucos e as ferramentas que levam a elas são simples -e variadas.

Ilumina Rio no Arpoador

Bem, foi em uma de suas meditações matinais que ela juntou todas as peças. “Música tocada e cantada de coração para coração, em praças movimentadas da nossa cidade no horário em que todos saem de seus trabalhos, escolas, faculdades…”. As melhores receitas nascem da despretenção. E dessa vez, veio com nome e tudo: Ilumina Rio. A coisa foi tão forte e fez tanto sentido que no mesmo dia ela pediu demissão do emprego de produtora para produzir algo que enchia seu coração. Chamou para essa empreitada o seu amigo e professor Daniel Ramam e em maio do ano passado eles ocuparam o Largo do Machado em uma roda com muita música e amor. Até hoje, já foram 15 encontros em 5 diferentes praças do Rio e a ideia é que de duas em duas semanas role esse encontro, às segundas-feiras, para lembrar que música é, no final das contas, uma maneira incrível de transmutar energia e fazer o franzido da testa dar lugar ao sorriso de orelha a orelha.

Ilumina Rio na Praça Saens Peña

“Música é unânime, é para todos e fala com todos”, Tamara conta, “Abaixa o volume dos medos e preocupações que se encontram em nossa mente e acessa diretamente o nosso coração”. A carioca acredita que a forma como cada um recebe as vibrações da música acabam sendo um despertar que conecta, que une a diversidade e que acalma. E assim tem sido, mesmo. As rodas não param de crescer. Em cada evento, eles divulgam com antecedência e levam algumas cópias do repertório do dia para que todos possam chegar e cantar junto. Atualmente, o Ilumina Rio conta com Anna Heuseler, Fernando Malta, Kathiuska Alvarez, Léo Gonzaga, Lilian Pífano, além dela e de Daniel, todos músicos e/ou produtores. “Mas costumamos dizer que o Ilumina Rio é uma comunidade aberta, é o sentimento que se forma durante os nossos encontros”, ela resume, “Todos são bem vindos e rapidamente se sentem parte”.

E a ideia é ir iluminando cada vez mais praças. Do Rio, de São Paulo, de Belo Horizonte, de João Pessoa, Recife, Campo Grande e de muitos outros lugares. “Já recebemos contato de gente dessas cidades e queremos inspirar pessoas a iniciarem o mesmo movimento e assim formarmos uma corrente no Brasil”, Tamara explica. Mais que isso, eles estão pensando na sustentabilidade do projeto – até agora, são todos voluntários. “Estamos estudando as possibilidades de arrecadar fundos para que o projeto ganhe sua estabilidade financeira”, ela resume, “É o sonho de servir ao amor, ser feliz e ganhar dinheiro”. Sorte a nossa, que temos praças ainda mais cheias de amor e da lembrança de que, sim, é tudo uma questão de transmutar energia.

Os sete integrantes do Ilumina Rio

Pra saber quando rolam os encontros, sigam eles no Facebook.

Sigam @cariocadna no Instagram

Comentários no Facebook

Comentários no Site

  1. É com muita felicidades que recebemos este carinho. Fazer parte desta família é lindo e nos transforma. Gratidão a todos por cada palavra, cada abraço,cada beijo e a Carioca DNA pela gentileza em registras de maneira tão sensível a existência do Ilumina Rio.

  2. Lenyr Mesquita de Barros disse:

    Ter tido a oportunidade de encontrar, por acaso, o Ilumina Rio me dá a certeza de que quem é da LUZ, tem obrigação de iluminar. De fazer sua parte através do sorriso, da alegria, do entusiasmo,do amor.Isto é PAZ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Web development Somar
|
Design Radiográfico