ESCRITORA E PSICÓLOGA, LUISA MASCARENHAS LANÇA O LIVRO “A VIDA VIRTUAL COMO ELA É”, COM UMA SELEÇÃO DE CRÔNICAS INSPIRADAS NOS COMPORTAMENTOS TÍPICOS DAS REDES SOCIAIS

11 de dezembro de 2017

Autora da página “Pirei Online”, na qual publica crônicas de humor que abordam, de forma irreverente, os comportamentos típicos do mundo virtual, Luisa Mascarenhas – psicóloga e escritora –, decidiu fazer uma coletânea com os textos mais curtidos e comentados para comemorar os três anos de sucesso de seu projeto. O resultado está reunido no livro A vida virtual como ela é, organizado pela Réptil Editora, que teve seu lançamento no dia 07 de dezembro.

Em seu livro de estreia, a autora retrata o universo em que estamos imersos em nosso cotidiano: redes sociais, aplicativos, WhatsApp e afins. É sobre o impacto dessa constante conectividade, exposição e interatividade que a autora nos faz refletir, ao mesmo tempo em que tira boas risadas dos leitores. Através de diálogos cômicos, a obra aborda temas presentes na vida de todos nós: invasão de privacidade, ciúme, carência, insegurança, encontros, inveja, traição, paranoia, compulsão, flertes, conquistas e… amor!

Casos como o da mulher que termina com o namorado por desprezar seu comportamento cafona nas redes sociais, do cara que quer “causar” no Facebook, do que compartilha desgraça por WhatsApp, da mulher que manda nude de segunda mão, das amigas que falam sobre a importância de ter um Whatsboy (companheiro fixo no WhatsApp), do sujeito que é removido do grupo e se revolta, de outro que tenta sair mas não consegue, da mãe que pede declaração pública, da mulher que não quer namorar porque está bombando no Tinder, do cara que não suporta mais assistir à felicidade alheia – entre outros – divertem os leitores.

Psicóloga clínica por 12 anos, Luisa Mascarenhas, filha do psicanalista Eduardo Mascarenhas, lembra que já ouviu muitos desabafos, inquietações e problemas relacionados ao uso das redes sociais e WhatsApp em seu consultório. “Eram várias as questões trazidas pelos pacientes. O mundo virtual suscita paranoias de todos os tipos. Muita gente admitindo invadir o celular dos parceiros, se sentindo enciumada, carente, insegura, preterida de alguma maneira. Esse assunto tem mobilizado as pessoas e despertado sentimentos diversos, muitas vezes desconfortáveis”, afirma.

O Pirei Online começou em 2014 e ao longo deste período mais de 120 crônicas foram publicadas sobre tudo o que envolve o universo virtual. “O impacto das redes sociais e do excesso de conectividade vem sendo estudado e várias pesquisas indicam que diversos problemas são gerados e muitas relações terminam por razões ligadas ao uso dessas ferramentas. Claro que há histórias lindas também, de encontros e reencontros, mas é fato que temos que lidar hoje em dia com uma quantidade estarrecedora de informações sobre a vida alheia e com uma constante exposição a tentações de todo tipo, já que temos acesso permanente a pessoas que representam alguma forma de ameaça às nossas relações. Essa conjuntura torna nossos relacionamentos mais vulneráveis”, diz a autora.

Luisa também afirma que não apenas as relações amorosas foram afetadas. “Com a popularização dos smartphones, as redes sociais e o WhatsApp cresceram numa rapidez impressionante e mudaram totalmente nossa forma de relacionamento com nossos parceiros, amigos, colegas, conhecidos e familiares.” E completa: “O que nos primeiros momentos parecia algo prático, leve e divertido, rapidamente se mostrou também avassalador sob vários aspectos. Vimos nosso tempo encurtar, nosso ócio acabar, as pessoas ficarem mais aceleradas, mais dispersas, e também mais solitárias”.

capa_avidavirtual

Sigam @cariocadna no Instagram

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Web development Somar
|
Design Radiográfico