O carioca é, por natureza, comunicativo. Portanto, nada mais natural que um livro de fotografias que retrata a cidade sob vários aspectos tivesse como conceito uma boa conversa. Assim é Um olhar carioca, da fotógrafa Yolanda de Barros Barreto, com direção artística de Roberto Cruz Bianco (editora Metalivros): em 250 páginas, duplas de fotos conversam entre si, em uma livre associação de ideias que mostram um Rio de Janeiro de muitas facetas. Estão lá ícones da cidade, belezas naturais, os diversos estilos de arquitetura, o povo, o trabalho, monumentos, igrejas, arte de rua, prédios emblemáticos… O livro será lançado no dia 22 de outubro, no Clube Marimbás, no Forte de Copacabana.

Rocinha

Rocinha

“A ideia é mostrar a cidade pelo olhar de uma carioca que descobriu a fotografia como uma forma de levar o Rio de Janeiro para o Brasil e o mundo”, explica Yolanda, que convidou o fotógrafo Thales Leite para uma espécie de ‘curadoria’ do livro. “Há uma narrativa do início ao fim e as fotos são expostas em duplas, como se realmente conversassem entre si”, explica. Desta forma, se à esquerda há vários cocos abertos, à direita há uma foto aérea do Maracanã – a semelhança é incrível. Ou o andar de uma mulher pelo calçadão e uma palmeira ao vento na foto ao lado. Ou ainda uma enorme raiz de Ficus e dois restauradores, como raízes, amparando uma estátua barroca do convento de Santo Antonio. Ou mesmo um entalhe reproduzindo um rosto de um anjo e a face de uma costureira da escola de samba Viradouro.

Urca

Urca

 

Yolanda de Barros Barreto e Roberto Cruz Bianco se conheceram há pouco mais de dois anos, quando ela buscou o fotógrafo para aprimorar sua técnica. Roberto esteve por dois anos no Estúdio da Gávea (e na Galeria da Gávea), onde trabalhou com muitos fotógrafos. Depois, em sociedade com Thales Leite, abriu um estúdio e fotografou para diversas empresas, museus como o MAR e o MAM e vários artistas. Do encontro com Yolanda – e das aulas –, surgiu a ideia de publicar o livro.

Bandeiras

Bandeiras

Foi um trabalho que levou quase dois anos, em que a dupla percorreu a cidade de ponta a ponta – inclusive subindo e descendo trilhas como as do Morro da Urca, do Morro do Leme e dos fortes. Há até fotos aéreas e clicadas do mar, mostrando um Rio como ainda não se viu. Ao final do livro eles incluíram legendas que são quase verbetes, cheias de informações, curiosidades e história dos pontos fotografados. Tudo em português, inglês, francês e espanhol. A apresentação é do fotógrafo, crítico e curador Pedro Vasquez e o projeto gráfico e a capa, do premiado Victor Burton.

 

Corredor da Candelária

Corredor da Candelária

 

Ficha técnica:

Um olhar carioca, de Yolanda de Barros Barreto

Direção artística de Roberto Cruz Bianco

Textos de Yolanda de Barros Barreto e Roberto Cruz Bianco

Apresentação de Pedro Vasquez

Editora Metalivros

Formato 30cm x 30cm – capa dura

250 páginas

Preço sugerido: R$ 150

 

Lançamento: dia 22 de outubro, no Clube Marimbás – Forte de Copacabana, Praça Cel. Eugênio Franco, 2 – Copacabana

O seu endereço de e-mail não será publicado.