Nina Simone (1933 – 2003) foi uma das artistas mais extraordinárias e ícone da música americana. A cantora, que utilizou de sua voz emblemática para liderar uma geração que lutava pelos direitos civis, ganhou o apelido de Sacerdotisa do Soul. Muitos consideravam sua voz como um feitiço que hipnotizava os ouvintes ao ponto de perderem a noção de tempo e espaço. Apesar da fama como interprete de jazz e soul, Nina passeava com grande habilidade pela música clássica, blues, folk, R&B, gospel e pop.

 

A Festa Jazz Ahead, que normalmente acontece no Clube dos Macacos e apresenta músicos de primeira categoria em suas edições volta à casa de espetáculos Miranda na lagoa Rodrigo de Freitas. A festa, que fará um tributo especial a eterna voz do soul e jazz, Nina Simone, vai contar com a participação dos músicos internacionais Malika Tirolien (Guadalupe/Canadá) e Vox Sambou (Haiti/Canadá), além do brasileiríssimo DJ Pedro Piu e dos residentes DJ Gustavo MM e VJ AnimaFoto.

Photo of Nina Simone

Nina Simone.

 

 

Malika Tirolien, nascida na pequena ilha caribenha de Guadalupe e radicada no Canadá, é uma interprete de poderosa performance e influência do R&B e de ritmos da América Central. Foi a cantora principal do espetáculo La Nouba, do Cirque Du Soleil. Se apresentou ao lado de artistas como Lara Fabian e Alain Jean-Marie até sua voz chegar aos ouvidos do lead da famosa banda de jazz Snarky Puppy, Michael League. Com eles, Malika ganhou o Grammy ao ser uma das vocalistas do álbum Snarky Puppy´s Family Dinner. Do soul ao jazz, passando pela cena Hip Hop de Montreal, a voz precisa e límpida de Malika surpreende em toda parte.

Acompanhada de um quinteto formado por teclado, guitarra, baixo, bateria e backing vocal, Malika conta ainda com a participação do premiado rapper haitiano-canadense Vox Sambou, fundador do coletivo Nomadic Massive que tem tournées por todo o Canadá e EUA.

Malika-tirolien-feat-vox-sambou-26-setembro-

Malika Tirolien, Vox Sambou e quinteto

 

A participação especial do DJ Pedro Piu será marcada por sua vasta bagagem musical e sets que refletem uma grande mescla de influências. Sua identidade musical une o groove da black music, soul, funk e break – herança dos antigos bailes de charme e das tradicionais festas de funk cariocas  – à batida da house music, sem perder a sonoridade que lhe garantiu residências em expoentes redutos underground da cena eletrônica do Rio de Janeiro, como a icônica Dama de Ferro, Fosfobox, 00 Bar e Restaurante e Club Cave.

Já o residente DJ Gustavo MM vai mostrar a perfeita mistura de jazz/nu jazz com o pé no groove em todas as suas formas: Afro Beat, Soul e Funk. O nu jazz promete ser um dos destaques por ser um tipo de jazz feito para a pista que mistura elementos do jazz tradicional com texturas da música eletrônica e improvisos, incluindo ritmos quebrados e harmonias jazzísticas.

Por sua vez, o VJ AnimaFoto exibirá um Live Painting durante a festa, além do seu trabalho com sequências de fotos em vídeos, criando curtas-metragens e loops experimentais com projeções mixadas ao vivo.

Animou?! Esquecemos de dizer que a galera que frequenta  a Jazz Ahead é super cool e eclética. Não existe padrão quando falamos de música boa!

Malika Tirolien

Malika Tirolien

 

Mais detalhes em AGENDA.

  • Dê uma volta ao mundo do jazz e da gastronomia com o Food Truck Festival | JETSS – SITES & BLOGS

    07 03 2016

    […] a cultura jazzista na música e na gastronomia de rua. O evento contará com a curadoria musical do Jazz Ahead, eleita a melhor festa da cidade, e que aporta pela primeira vez na Barra da Tijuca. Diariamente, […]

O seu endereço de e-mail não será publicado.