A Escola de Artes Visuais do Parque Lage não para de se reinventar. Desde o ano passado, as exposições ganharam um novo formato: antes, artistas convidados ocupavam as Cavalariças e os alunos expunham suas obras no Palacete. Mudou. Lisette Lagnado, diretora da EAV decidiu que seria mais interessante “Discutir as exposições como espaços de experimentação relacionados à atividade pedagógica da escola”. E foi daí que surgiu o Projeto Curador Convidado, que teve sua inauguração na última terça e trouxe Bernardo Mosqueira, de 27 anos, como primeiro curador.

Encruzilhada” nasceu depois de um curso de cerca de 30 horas na escola que aprofundou o tema e, após discussões e aprofundamentos com os alunos, levou ao resultado, que está sendo muitíssimo bem falado pela crítica. É esse o formato que o Projeto vai levar com os próximos curadores convidados também. No caso, foram reunidas cento e quinze obras de 74 artistas.

Obra "Salada Mista", do Coletivo Opavivará

Até o dia 2 de junho, quem quiser vai poder chegar para apreciar toda essa arte, que está espalhada por vários espaços expositivos da EAV: no Palacete, na Piscina e no Terraço, nas Cavalariçsa, na Capela, na Oca, além de estarem também na Torre e na Gruta nos jardins. Isso sem falar das intervenções nas trilhas e no meio da floresta.

A exposição foi baseada em vários estudos: desde momentos de pensamentos ocidentais em que eram descritas situações de encruzilhadas, até a cosmologia da ancestralidade africana, e ainda dispositivos de linguagem, em que foram analisados os significados da palavra Encruzilhada. As obras estão organizadas em torno de seis núcleos que tratam do espaço físico da encruzilhada: onde acontecem as manifestações políticas, o carnaval, o flerte, o movimento de trânsito e a macumba, e também das situações em que se faz imperativa uma decisão.

"Em quadro", de Anna Mazzei

Fique ligado que até o final da exposição vai rolar uma programação semanal de performances, encontros e conversas, além de alterações na montagem, o que vai resultar em novas vivências com do público!

Exposição Encruzilhada no EAV!

O seu endereço de e-mail não será publicado.