No sábado (16.05), a Jazz Ahead fará uma homenagem a Jimmy Smith, considerado o maior organista da história do jazz. A segunda edição do ano, que acontecerá no Clube dos Macacos, no Horto, a partir das 22h, vai contar com o trio da canadense Vanessa Rodrigues com participação especial do trompetista inglês Tom Ashe e do DJ Gustavo MM e VJ Animafoto.

Responsável por popularizar o orgão Hammond B3, Jimmy Smith é considerado um dos criadores do soul jazz. O artista foi lançado pelos grandes selos Blue Note e Verve com combos que contavam com outros consagrados músicos como Lee Morgan, Art Blakey, Wes Montgomerry e Kenny Burrel.

Nessa edição, uma grande novidade será a presença de um autêntico órgão Hammond B3, clássico dos anos 50, que será talentosamente executado pela canadense Vanessa Rodrigues. Intitulada como uma das mais promissoras jovens organistas de jazz do Canadá, a artista, que foi aluna do Dr. Lonnie Smith, já dividiu o palco com músicos de projeção internacional como renomado Dave Turner, o guitarrista Ricardo Silveira, os saxofonista Ronnie Cuber e Kenny Garrett, o contrabaixista peruano Oscar Stagnaro e o trompetista Randy Brecker. No Brasil, Vanessa dedica seu tempo, entre uma apresentação e outra, ao ensino de violino e outros instrumentos de corda para crianças da comunidade da Rocinha.

Durante a festa, o residente DJ Gustavo MM vai apresentar a perfeita mistura de jazz/nu jazz com o pé no groove em todas as suas formas: afro beat, soul, e funk. O nu jazz promete ser um dos destaques por ser um tipo de jazz feito para a pista e que mistura elementos do gênero tradicional com texturas da música eletrônica e improvisos, incluindo ritmos quebrados e harmonias jazzísticas.

A Jazz Ahead também terá a presença do VJ Animafoto, que exibirá um Live Painting durante a festa, além do seu trabalho com sequências de fotos em vídeos, criando curtas-metragens e loops experimentais com projeções mixadas ao vivo.

Jazz Ahead Art

::: Festa Jazz Ahead Jimmy Smith Tribute :::

Vanessa Rodrigues Organ Trio + DJ Gustavo MM + VJ Animafoto

Data: 16 de maio 2015, às 22h.

Local: Clube dos Macacos – Rua Pacheco Leão, 2.038 – Jardim Botânico.

Telefone: 21 3875 6034

www.festajazzahead.com

www.facebook.com/festajazzahead

https://youtu.be/qeZP-Egyumg

 

O seu endereço de e-mail não será publicado.