A Galeria Scenarium acaba de dar início ao projeto educativo referente à exposição “Azul Cobalto – Azulejos e Memórias”, realizada pelo Instituto Scenarium. O espaço promoverá uma série de atividades pedagógicas direcionadas aos públicos infanto-juvenil e universitários em geral, até fevereiro de 2015. Além da mostra, que foi aberta na última quarta-feira, dia 05, acontecerão também mesas redondas com profissionais renomados, exercícios lúdicos e oficinas de conservação e criação de azulejos. Os interessados podem se inscrever no site www.galeriascenarium.com.br .

  ABERTURA DA EXPOSIÇÃO AZUL COBALTO-2087

“O objetivo desse projeto educativo é eternizar memórias, ao aproximar o público do universo da azulejaria, além de trazer para a realidade do expectador os processos de recuperação de peças antigas que ajudem no entendimento sobre o universo do azulejo, tão presente no patrimônio arquitetônico carioca e brasileiro”, explica Cristina Lodi, curadora do projeto.

 

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO AZUL COBALTO-2035

 

Nas palestras, serão abordados o processo de restauração das peças, sua composição gráfica e o trajeto no país e no mundo. Serão discutidos, também, o colecionismo, a musealização de objetos, a história do percurso da azulejaria nos últimos cinco séculos e curiosidades sobre os períodos estilísticos.

 

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO AZUL COBALTO-2064

 

Haverá exibição de vídeos que mostram como foram feitas as recuperações e pesquisas das peças da exposição. Nas oficinas, serão ministradas aulas sobre o processo manual de remoção de resíduos de azulejos antigos e produção a partir da técnica de estampilha.

 

DSC_2351

 

Exposição “Azul Cobalto – Azulejos e Memórias”

Abertura: 05 de novembro

Horário: 13h às 19h

De terça a sábado

Endereço: Rua do Lavradio, nº 15, Centro Antigo, Rio de Janeiro/RJ

Informações: (21) 2252-9138 (novo número)

Entrada gratuita

www.galeriascenarium.com.br

 

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado.