H. ROCHA GALERIA inaugura, no dia 5 de agosto, a exposição póstuma “O FUTURO MANDOU LEMBRANÇAS”, do artista plástico Orlando Mollica. A mostra, que reúne os últimos 11 trabalhos de Mollica, remete à história da brasilidade, tendo a paisagem carioca como inspiração. “Auto subindo trilha do Alto”, “Asa Delta – Numa tarde calma na Lagoa Rodrigo de Freitas” e “Paisagem campestre , Mate Leão, vacas e biquíni” são alguns dos acrílicos sobre tela.

tela de Orlando Moliica

Na visão de Mollica, a miscigenação do Brasil não se limitava apenas à questão racial, como dizia Gilberto Freyre, mas à mistura de culturas, que produz uma estética nacional carnavalizada, um verdadeiro “vale tudo” de culturas, como explicava o artista. Sendo assim, “O Futuro Mandou Lembranças” é apresentada como uma grande colcha de retalhos ou colagens pictóricas criadas a partir de pequenas memórias do próprio Mollica, combinadas a fatos históricos, elementos da natureza e símbolos presentes no cotidiano do Rio de Janeiro.

tela de Orlando Moliica

Para compor as obras, o artista inspirou-se em pintores como Monet, Van Gogh, Gauguin, Cézanne, Bonnard e outros que tinham o hábito de criar ao ar livre, buscando um registro mais aproximado da natureza.

 

UM POUCO SOBRE ORLANDO MOLLICA…

Carioca, Orlando Mollica era arquiteto, urbanista, artista plástico e caricaturista, com publicações no Pasquim, O Globo, Jornal do Brasil, Jornal do Commercio, Opinião, revista Playboy, entre outros veículos. Foi professor adjunto da faculdade Santa Úrsula, de 1975 a 2000, e dava aulas de desenho e pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), com o curso “Desenho Contemporâneo: produção de sentido e narratividade”. Mollica também é autor do livro “Arte, Artistas e Arteiros”, lançado em 2011. Mollica tem no currículo 23 exposições coletivas, no Brasil e no exterior, e 21 exposições individuais. A mais recente lançada pelo artista foi “Rio em Janeiro”, na H. Rocha Galeria. Orlando Mollica faleceu em maio de 2014.

 

ALGUMAS DAS OBRAS… 

Nau da Armada de Gonçalo Coelho avistada da Praça Paris. Tec: acrílica sobre tela - 139 X 193 cm

Nau da Armada de Gonçalo Coelho avistada da Praça Paris.
Tec: acrílica sobre tela – 139 X 193 cm

Hidroavião da Varig visto dos fundos do Palácio da Princesa Isabel. Tec: acrílica sobre tela - 118X148 cm

Hidroavião da Varig visto dos fundos do Palácio da Princesa Isabel.
Tec: acrílica sobre tela – 118X148 cm

 

Asa Delta - Numa tarde calma na Lagoa Rodrigo de Freitas - (depois de J. Batista da Costa) - 1923 - 2014. Tec: acrílica sobre tela -90X180 cm - Na página anterio

Asa Delta – Numa tarde calma na Lagoa Rodrigo de
Freitas – (depois de J. Batista da Costa) – 1923 – 2014.
Tec: acrílica sobre tela -90X180 cm – Na página anterio

Prisioneira virando vaca modernista Tec: acrílica sobre tela - 31X36 cm

Prisioneira virando vaca modernista
Tec: acrílica sobre tela – 31X36 cm

“O FUTURO MANDOU LEMBRANÇAS” – H. Rocha Galeria faz homenagem a Orlando Mollica em exposição composta por 11 acrílicos sobre tela.

VERNISSAGE: 05 de agosto de 2014, às 19h30

Aberta ao público: de 06 de agosto a 06 de setembro de 2014

Funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 19h

H. ROCHA GALERIA DE ARTE

Endereço: Shopping Cassino Atlântico, Av. Atlântica 4.240, loja 333 – Copacabana – RJ

Telefones: (21) 2227-1127/98582-0008

ENTRADA FRANCA

Estacionamento no local

www.facebook.com/hrochagaleriadearte

www.galeriadeartehrocha.art.br

 

 

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado.