Para quem adora conhecer a história  e cultura de cada cantinho da Cidade Maravilhosa, dia 29/11 ( Domingo) o Rolé Carioca vai explorar um local frenético, muito movimentado durante a semana do carioca. A terceira edição do evento será um passeio, com festa e tudo, pelas ruas que integram a Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega, mais conhecida como SAARA.

Comércio de fantasias e adereços no Saara durante o Carnaval. Foto Fernando Maia/Riotur

Comércio de fantasias e adereços no Saara durante o Carnaval.
Foto Fernando Maia/Riotur

Para quem não sabe, a  Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega foi criada em 1962 por um grupo de comerciantes estabelecidos entre o quadrilátero formado pela avenida Presidente Vargas, Praça da República (Campo de Santana), Rua Buenos Aires e Rua dos Andradas, além das transversais Avenida Tomé de Sousa, ruas Regente Feijó e Gonçalves Ledo, Avenida Passos e Rua da Conceição, área que ficaria conhecida como “ Turquia Pequena”. A Saara reúne uma multiplicidade étnica, com presença de libaneses e sírios, que começaram a chegar nos anos 70 do século XIX, cristãos e judeus do Oriente Médio e da Europa Central, chineses e, mais recentemente, coreanos, além de uma quantidade enorme de igrejas.

Rua da Alfândega, 1903.

Rua da Alfândega, 1903.
Foto: Albertino Cavalieiro, BN Digital

O roteiro traçado pelos professores Rodrigo Rainha e William Martins será o seguinte:  Igreja de São Jorge e São Gonçalo; Palácio Duque de Caxias; Praça da República; Rua da Constituição; Rua República do Líbano; Clube Sírio-Libanês; Rua Buenos Aires; Praça dos Mascates; Rua Regente Feijó; Rua Senhor dos Passos; Igreja Nossa Senhora do Terço; Rua Gonçalves Ledo; Rua da Alfândega; Rádio Saara; Igreja de Santa Efigênia e Santo Elesbão; Avenida Passos; Sociedade Espírita do Rio de Janeiro; Casa Turuna; Igreja Nossa Senhora da Lampadosa; Real Gabinete Português de Leitura; Rua da Conceição, e Avenida Presidente Vargas.

Screen Shot 2015-11-24 at 3.25.55 PM

O ponto de encontro será em frente à Estação Uruguaiana do metrô, na saída da Rua uruguaiana (na esquina com a Rua da alfândega), às 9h. Como sempre acontece, o passeio é gratuito e dispensa inscrições.

Acesse o site www.rolecarioca.com.br para curiosidades sobre os bairros e as ruas cariocas, conteúdos históricos e os roteiros dos passeios já realizados.

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado.