Espaços, às vezes, funcionam como projetos culturais. No Humaitá, aquele agitado bairro carioca, na Rua João Afonso, pra ser mais específica, isso rola. No número 35 dessa rua fica a Casa Pop-up Kolor, “Um projeto cultural criado na Hungria e agora radicado no Rio, que realiza e divulga eventos culturais abertos”. Por trás dessa ideia está o metade francês, metade húngaro Paul Kurucz, que replicou o modelo criado lá fora aqui no Rio. E a coisa tem sido linda: a casa já recebeu vários eventos culturais de primeira como a cinefesta Kinema, em que inusitados filmes foram passados ao ar livre ou o Kaaobi, que levou palestras com gente incrível de várias áreas, DJs, live panting e comidas e bebidas deliciosas.

Casa Pop-Up Kolor: eventos de arte sensorial

E esse domingo é a vez do inhabito. O nome, como eles descrevem, quer dizer “do não-hábito de um espaço a ocupar, da fluidez da não-habitação”. 17 artistas e curadores habitarão a Casa Kolor por um dia e arte, no seu sentido mais amplo, vai rolar bonito por lá. Será um “Conjunto de novos esquemas de exposição de arte híbrida e multimídia, com projeções, instalações, som e interação que causam a provocação dos hábitos e fluxos existentes dentro e fora do habitat da kolor”, como eles descrevem. É que a coisa é justamente essa: trazer arte sensorial para dentro da casa.

Casa Pop-Up Kolor: eventos de arte sensorial

O evento tem parceria com a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Inclusive, todos os artistas participantes são estudantes da EAV, alunos de Sonia Salcedo del Castillo. Entre eles, o carioca André Sheik, o mineiro Aramis Assis, Cecília Cipriano, Jandir Jr, Lívia Badiani, o venezuelano Oscar Aramendi, Rodrigo Quintanilha e o francês Romain Dumesnil. A trilha sonora vai ser comandada pelo pessoal do GAMV live, Salisme, Cassius, Furmiga Dub, Bella e Lara Salustiano. Tem mais: vão rolar performances com Isabela Aurora, Felipe Fly, Rezm Orah e Tamara Ganem.

Casa Pop-Up Kolor: eventos de arte sensorial

Como evento bom é evento com comes e bebes, o pessoal da Bicho Preguiça e da Quitanda Gastronomia vão estar presentes.

O seu endereço de e-mail não será publicado.